fbpx
Now Reading
4 dias em Maiorca: Onde a história é no paraíso

4 dias em Maiorca: Onde a história é no paraíso

Tempo de Leitura: 6 minutos

Eu fiquei surpreendida quando fui à Maiorca [Espanhol: Mallorca, Catalão: Majorca], primeiro porque Palma tem um centrinho muito interessante e antigo, a catedral maravilhosa e enorme e outras menores entre suas ruelas. Pensava que a cidade era muito menor e menos movimentada, mas me enganei! A cidade tem a vibe espanhola e é excelente para aproveitar os barzinhos e restaurantes.

Palma de Mallorca – Espanha

Mas Maiorca me surpreendeu principalmente porque, além das belíssimas praias de água turquesa, tem uma natureza incrível entre montanhas e vistas linda além de muita história preservada!

Mas já digo de passagem: terá um outro Roteiro em breve. Quatro dias não foi suficiente!

O primeiro castelo redondo da Europa

Em Palma você também encontra o castelo chamado de Castell de Bellver ao lado oeste da capital da ilha, em um morro, construído em estilo gótico no século XIV e foi o primeiro castelo com formato circular na Europa!

Créditos: 101viajes.com

Inicialmente serviu como residência real dos Reis de Maiorca, posteriormente aos vice-reis até o século XIV. Como você já sabe, a Espanha era um reinado forte nessa época e, portanto, sempre enfrentava várias guerras de poder entre reinados dentro e fora da Espanha. Portanto, o castelo se tornou a prisão de famílias reais e de poder na época, sendo aqueles apoiadores de outros reinados na época.

Durante a Guerra de Independência Espanhola até o século XVIII, também serviu como prisão de políticos. Em 1932 se tornou um museu e em 1976 foi reformado e hoje é um Museu de História bem interessante para ser visitado!

Infelizmente, quando estive lá não deu tempo de ir… Estava mais preocupada com as praias – confesso.

A famosa Catedral de Palma de Maiorca

Um ponto turístico que não pode faltar na sua visita a Palma. Mas que faltou na minha visita… Como diz o famoso ditado: faça o que eu falo, não o que eu faço. É isso mesmo!

Como eu moro atualmente em Madri, eu queria focar em coisas diferentes porque passagem para Maiorca é tão barata e o vôo é tão rapidinho que deixei pra lá alguns pontos turísticos importantes. Mas se você não mora na Espanha, planeje direitinho porque essa catedral é linda – sei porque conheço amigos que foram e tenho uma amiga Mallorquina e ficou chocada porque não fui. Ainda irei… Falta muita coisa pra ver nessa ilha maravilhosa!

Fonte: mallorca.com

Essa catedral é mais alta do que a Famosa Catedral de Notre Dame em Paris. É uma monstra maravideusa de Catedral que foi construída na época de Aragão, no lugar onde ficava uma mesquita – era assim que os Espanhóis mostravam poder na época, ignorantemente expulsando quem não era católico

Pois bem, só para você ter ideia da dimensão dessa catedral: ela possui 121 metros de comprimento, 40 metros de largura e tem 44m de altura – a Notre Dame de Paris tem 33m de altura. Quase um palácio católico. Demorou mais de 372 anos para ser construída, começou em 1227.

Como não bastasse toda sua história, quando foi reformada, lá pelos anos 1901, Gaudí resolveu colocar suas mãos por alí também e ter um toque de arte. Mas aí ele desistiu – era muita catedral para um artista só. Mentira, na verdade, dizem que foi uma discussão com quem o contratou e ele decidiu parar com suas obras.

Vendo a história da Catedral da Sagrada Família em Barcelona que em pleno século XX – XXI quer demorar mais de 100 anos para ser construída porque foi feita por Gaudí… Mas enfim, é uma obra de arte!

De todas as formas, a catedral é uma maravilha de arquitetura. Vale a pena a visita!

Cidades medievais na Ilha

A ilha está cheio de vilarejos medievais, mas Alcúdia foi o que mais me impressionou pela estrutura ainda bem conservada e vilarejo típico medieval e uma das praias mais lindas também!

Mas nas minhas aventuras pós praia no Parque Natural de Mondragó, estávamos indo no sentido do Santuari de Sant Salvador e caímos em uma estradinha ruim, resultado: estávamos perdidos porém encontramos as ruínas do Castillo de Santueri!

Para chegar lá, a estrada é bem ruinzinha – pior do que interior de minas, sem asfalto e mão única subindo morro . Não aconselho a ir quando se escurece! É possível visitar o castelo das 10:00 às 18:00, para maiores informações, consulte o site oficial. Vale a pena pela vista e porque é uma fortificação da qual tem vestígios datados desde a época romana e bizantinos, fora toda a história desde então.

Fora este achado, existe o Palácio Real de la Almudena e o Castelo de la Capdepera e o Castell d’Alaró.

Então, realmente Maiorca é muito mais que apenas praia…

Existem outras cidades na Espanha que tem castelos perto das praias, mas Maiorca é a maior das ilhas baleares, tem muita história e está do ladinho de Ibiza!

Praias interessantes

Meu foco nessa viagem era aproveitar as praias! Saia um raiozinho de sol, não importava se tinha que ir de blusa de frio, já estava pronta para aproveitar o quase-verão primaveril. Quem mora na Europa entende o que eu estou falando: depois de meses vestindo como uma cebola, poder ter a liberdade de usar roupas levinhas e sentir o sol na cara, não tem preço!

Platja de Formentor

Para quem assistiu a série White Lines de Netflix, pensa que tudo se passou em Ibiza, mas na verdade, foi em Maiorca. Algumas cenas foram gravadas em Formentor!

No mega aniversário de Axel foi em Sa Fortalesa, uma propriedade privada do século XVI que foi construída inicialmente como forte para defesa da ilha.

See Also

Na época que eu fui, não tinha saído na Netflix a tal série… Mas já foi o suficiente para entender que a região é linda!

Port de Pollença

Mencionei anteriormente por sua cidade medieval Alcúdia. Fica na região norte da ilha, perto de Formentor.

Dirigir por ali também vai te lembrar White Lines: foi nessa região onde foi gravado o “antigo Citroen” onde a trama toda se desenvolveu pela morte de Axel.

Na verdade, é a zona preferida dos Europeus do norte: vi muitos holandeses por lá!

Parque Natural de Mondragó

Eu sou daquelas que se vejo no Mapa uma reserva natural, eu quero ir. Imagina ter “mato” original e preservado? Quero com certeza.

O Parque é uma reserva natural e tem estacionamento legal da qual não pagamos, porém deve ser pago durante a alta temporada. É bem localizado, indicado com placas e uma trilhas bem fácil e algumas praias bem legais!

Outras Praias

  • Cala Mesquida
  • Cala S’Amarador
  • Cala D’En Borgit
  • Caló del Moro
  • Port d’Andratx
  • Cala D’Or
  • Playa es Peregons
  • Camp de Mar
  • Cala Figuera

Quando ir e quanto tempo ficar

Essa viagem eu fiz em 3 dias, porém foi bem corrida e não visitei o castelo e nem a catedral porque foquei nas praias. Portanto, acredito que em 4 dias bem planejados seria possível de ver bastante coisa. Mas se quiser ir com calma e conhecer outros cantos da ilha, entre 5 a 7 dias é o ideal. Até porque, se não quiser aproveitar Maiorca, dá para pegar um barco para Ibiza ou Menorca.

Fomos no final de Abril de 2019 e, apesar de ter dias bons e sol quente durante o dia, pegamos um dia bem friozinho e nublado e a temperatura caiu bastante. Aconselho ir entre Junho a início de Setembro para dias mais quentes. Julho e Agosto é quando está mais lotado.

A ilha estava vazia, mas era bem difícil de estacionar o carro próximo de onde ficamos. Se estiver planejando ir para a maior das ilhas baleares, leia: Onde ficar em Maiorca.

Se pensar em passar por Ibiza também, não deixe de ver:

Descubra Maiorca!

Para saber de Tours em Português em Maiorca:


Gostaria de viajar pela Europa e conhecer o melhor vários destinos de acordo com seu perfil de viajante?

  • Eurotrip Nutella: Sua viagem do seu jeito! Uma assessoria completa antes e durante sua viagem para poder aproveitar tranquilo(a) e ao máximo cada minuto na Europa passando por diversos destinos de acordo com seu ritmo.
  • Consultoria Around: Deixa que eu te ajudo no seu planejamento! Não vai passar perrengue buscando informação furada por aí… Se vem para a Europa, as Assessoras de Viagens que moram na Europa e possuem experiência em viagens estarão prontas para te ajudar, revisando seu planejamento e tirando suas dúvidas!
  • Eurotrip Raíz: Se você busca fazer um mochilão pela Europa, bem low-cost e quer fazer tudo por conta própria, veja as melhores dicas de viagem para o planejamento da sua eurotrip para evitar perrengues comuns. Mas saiba que viajar low cost por conta própria e sem conhecimento, é sempre um risco, por isso veja todo o conteúdo do Blog Around Europe e qualquer coisa, pode contar com as assessoras para uma breve consultoria!

Especialmente para Brasileiros

Copyright © 2020 | All rights reserved

Scroll To Top