fbpx
Now Reading
Qual praia ir em Ibiza

Qual praia ir em Ibiza

Tempo de Leitura: 9 minutos

Ibiza é uma ilha mágica. Realmente possui praias incríveis, famosa por suas festas mas, na realidade, tudo começou com os hippies que, praticamente, tomaram conta da ilha nos anos 70 e 80. Inclusive, para quem gosta de moda e marcas, o dono da famosa marca Desigual é um suíço e começou sua marca em Ibiza, vendendo na feirinha hippie por lá nessa época.

Até hoje ainda vivem vários hippies ilha, vendendo suas roupas e objetos em tendas. A ilha em si é muito simples, apesar de muitos imaginarem uma “Miami Beach”. E, particularmente, acho isso incrível porque, apesar de ser uma ilha super conhecida e turística onde tocam vários djs famosos que tem até casa lá, ainda manteve a ideia de ser algo mais nessa vibe hippie. Então, as praias também não são tão sofisticadas, tudo preserva bem o natural e rústico da ilha, com bares menores e simples ao lado da praia – mas não deixa de ser caro.

Obviamente existem hotéis de luxo, na beirada da praia. Mas não é Cancun. Ou seja, não espere esses colchões de casais brancos na beira da praia com cocktails em taça chique… Ibiza é diferente: ela te ganha pelo simples, a vibe jovial e divertida. E, pelo que eu tenho notado, me parece que é isso que os Europeus buscam quando falam em destino de praia. Tanto que não é um destino somente para jovens, vai muitas famílias em busca de sossego também.

A melhor época para ir

Já fui em Ibiza quatro vezes: uma vez em alta temporada – final de julho e início de agosto – e as outras fugindo da muvuca – uma vez em junho e as outras duas em setembro. Aconselho a irem em junho ou setembro, porque já faz mais calor (22 – 28 graus) mas não chega a ser insuportável como pode chegar em agosto (40 graus). Também são meses que os europeus ainda não entraram de férias ou já voltaram para a escola/faculdade, ou seja: as praias estarão mais vazias!

Curiosidades

As praias em Ibiza e em toda a região das Ilhas Baleares são muito bonitas em geral por causa da sua natureza crua. Porém, fenômeno natural são as algas marinhas e, às vezes, é bem visível próximo das praias e até mesmo na areia. Para quem já viu e conhece sabe que nem sempre tem um cheirinho muito agradável quando fica secando ao sol. Pois bem, é uma região natural e limpa, pode haver dessas algas por lá.

Outra coisa que você também pode encontrar e, geralmente existe aviso sobre tal, é quando tem excesso de água-vivas na água. É uma região realmente que tem muita medusas. Tem épocas no ano que elas acabam ficando bem próximo da beira do mar. Como a água é muito clarinha, é bem possível de ver. Eu cheguei a ver infestação de água-vivas em Formentera, mas eram bem pequenas e lindinhas mas acredito que devido ao calor, próximo ao meio dia já não tinha nenhuma mais.

Entre calas e platjas

Antes de qualquer coisa, é importante entender alguns conceitos em praias espanhol. Diferente do Português, o Espanhol diferencia as praias grandes -com um espaço grande de areia ou pedras para deitar, como as praias grandes que temos no Brasil, daquelas menores. As menores são chamadas de Calas, enquanto mas maiores, em Ibicenco que tem raízes do catalão – o idioma local falado em Ibiza, são chamadas de Platjas. É importante saber para buscar no Google Maps com maior precisão.

Se você quiser saber sobre as 5 melhores praias para você ir, aguarde que em breve terá um artigo completinho sobre o tema! E os melhores lugares para ver o pôr do sol também!

#1 Cala D’Hort

Essa é a praia mais instagramável da ilha sem sombra de dúvidas, sendo a praia mais icônica de Ibiza! Ela está, inclusive entre As 5 praias mais bonitas em Ibiza.

Eu notei que é uma praia mais tranquila, muitas famílias vão para ficar mais sossegados. Apesar de que sempre têm jovens também aproveitando o verão nesse pedaço de paraíso. Existe um bar que serve comida e bebida e tem opções de alugar cadeiras e sombrinhas também. O espaço de areia não é muito grande, o que foi difícil quando era alta temporada. A ideia é chegar cedo para garantir seu espaço.

Realidade durante alta temporada

Existe uma trilha curtinha – coisa de 15 minutinhos depois do estacionamento – para poder subir a montanha e ter uma vista incrível da ilha És Vedra – o irmão perdido de Fernando de Noronha. É possível tirar fotos lindíssimas de lá, se derreta pelo visual e aprenda como chegar no artigo Os Melhores Lugares para ver o Por do Sol em Ibiza.

#2 Cala Salada e Cala Saladeta

As duas estão juntas porque a distância entre elas são 10 minutos caminhando, porém o acesso principal é pela Cala Salada, onde também tem um restaurante grande e um barzinho, cadeiras de praia e sombrinhas para alugar. A Cala Saladeta é boa para quem quiser deitar diretamente na areia, já que a outra cala tem mais pedrinhas de praia que areia.

Cala Saladeta
Cala Salada - Ibiza

A primeira vez que eu fui, eu cheguei pelo estacionamento principal, mais organizado e tinha uma trilha com escadas para ter acesso a praia. Geralmente, tem alguém cobrando pelo estacionamento em torno de 5€ em dinheiro. Porém, normalmente, depois das 18-19h já não fica ninguém mais cobrando o estacionamento, então é possível de estacionar gratuitamente por lá. O que é excelente porque esta praia tem um pôr do sol maravilhoso!

Se você for antes para aproveitar o dia, pode ser que encontre vaga um pouco depois do estacionamento. Não aconselho muito porque a estrada é bem ruinzinha e esburacada, mas é possível de parar um pouco mais na frente e entrar pela parte de trás do restaurante da Cala Salada.

Sunset Cala Salada Ibiza

Sempre acabei ficando nessas praias para ver o pôr do sol, mas meus amigos sempre me indicaram para ver em Punta Galera, uma formação rochosa com praia perfeito para isso e é bem perto para ir de carro.

Se quiser saber mais sobre os melhores lugares para o pôr do sol em Ibiza com detalhes, clique aqui.

#3 Cala Comte

Ou também conhecida como Platges de Comte porque são várias calas juntas formando uma Platja. Esse lugar tem uma vibe bem jovial e geralmente é mais movimentada e cheia, portanto não é sempre que vai ser fácil de encontrar um espaço bom para ficar, ainda mais porque a parte de areia é misturada com rochas um pouco ponteagudas que não são tão confortáveis. Mas a praia em sí é bem bonita com a vista para as ilhas Escull de ses Punxes, Escurell de ses Rates e a maior, Illa des Bosc.

Cala Comte - Ibiza

Entre duas calas tem um Restaurante & Bar Ashan em um estilo mais rústico que geralmente toca deep house, além disso disponibiliza algumas cadeiras de praia sombrinhas para alugar. Muita gente acaba escolhendo deitar em volta desse restaurante para escutar música e relaxar na frente do mar.

A praia é boa para fazer snorkeling e vi algumas ações de baladas na praia para promocionar alguma festa devido ao público mais jovem.

Existe uma parte da praia que é própria para nudismo.

#4 Cala Benirràs

Essa praia é, além de bonita, muito interessante porque é famosa por ser a praia dos hippies. Chegando na praia você encontra um mercadinho hippie assim como Restaurantes / Bares e você também tem a opção de alugar cadeiras de praia e sombrinha.

O Elements Beach Club tem um um restaurante mediterrâneo e bar que toca deep house na beira da praia e que servem cocktails durante todo o dia e açaí bowl pela manhã. Além disso, às vezes tem eventos durante à noite. Mas já aviso: não é barato. Os outros restaurantes são mais baratos e ainda sim, têm os preços mais salgados assim como qualquer restaurante ao lado da praia tem preços superfaturados.

Cala Benirràs - Ibiza

Tradicionalmente, todos os domingos durante o verão, os hippies vão para essa praia para tocar tambor ao entardecer. A praia é um ótima escolha para ver o pôr do sol, principalmente na alta temporada, quando o sol se enquadra atrás da pedra. É uma experiência bem diferente de ver os hippies chegando e fazendo uma rodinha e tocando até escurecer.

Essa praia está no artigo Os melhores lugares para ver o por do sol em Ibiza.

A praia tem um estacionamento gratuito, mas aos domingos geralmente fica cheio por causa do evento. Recomendaria chegar um pouco antes senão terá que andar para chegar na praia.

#5 Cala Es Canaret

Sabe aquela dica de local? Então segura essa!

See Also

Essa praia é um paraíso remoto, perto da Cala Xarraca, na região norte da ilha, em Portinatx. Até então tinha acesso privado dentro de uma mansão e, recentemente, os donos fizeram um caminho público – que ainda sim passa no meio da residência, para ter acesso a estreita praia.

Eu sei que pode soar estranho dizer que a praia é de areia e cascalho, porém é um lugar excelente para quem gosta de praticar snorkeling ou nadar. É uma pequena baía com água calma e azul turqueza e muito sossegado.

Porém, como você podem notar, é um lugar bem remoto e, por tanto, não tem bares ou restaurantes ao redor. O negócio é “farofar” com estilo e aproveitar o dia por lá. Inclusive, pode ser uma boa ideia de ir no norte da ilha quando no sul estiver com tempo ruim.

Para chegar nessa praia perdida não é tão simples e nem sempre o Google facilita muito. Mas a ideia é pegar a estrada de San Joan em direção a Portinatx e ir no sentido de Cala Xarracas. Quando ver a indicação para a Cala Xarracas, vire à terceira esquerda na estradinha de terra perto da costa, onde você vai ver tipo a entrada de uma casa/ fazenda, onde você terá que virar à direita para chegar no estacionamento. No estacionamento tem sinalização para achar o caminho para o paraíso particular.

#6 Platja Ses Salines

Uma praia com uma larga costa de areia, tem vários barzinhos, vendedores ambulantes vendendo mojito, cerveja, água e salada de frutas (macedonia). Geralmente tem também ações de baladas, entregando pulserinha com desconto na entrada. No final da praia tem um bar bem bacana que fica tocando deep house e geralmente tem muito jovem ao redor.

É uma boa opção para quando tem que pegar vôo e quer aproveitar um pouco de praia antes de dar Adeus a ilha, porque fica bem perto do aeroporto.

#7 Platja Es Cavallet

É uma praia que eu não cheguei a ir porque é uma praia nudista. Não tenho absolutamente nada contra, inclusive, em Formentera eu fui em uma parte que era nudista sem saber e continuei com meu bikini tranquilamente. Mas como é uma praia que eu já sabia ser nudista, eu não sei se realmente é obrigatório o nudismo. Enfim, é uma praia realmente muito bonita pelas fotos e tenho curiosidade de ir, até porque também é uma praia que fica perto do aeroporto.

Até a zona que tem um Bar & Restaurante El Chiringuito se encontra um público misturado, e acredito não ser obrigatório o nudismo. A partir daí para o final, onde tem um outro Bar & Restaurante El Chiringay, é onde realmente encontra mais nudismo e também a zona gay da região.

#8 Cala Bassa

Eu fui no final de Setembro e em um dia nublado e choveu um pouco, então eu achei a praia um pouco parada. Mas dizem que em alta temporada sempre tem barzinhos com música e que é uma praia bem animada.

#9 Playa San Miguel

É uma praia normal, mais arenosa e com um hotel próximo. A água é mais calma devido Illa des Bosc que é uma pequena península na frente. Ao redor tem uns bares e restaurantes, é uma praia com mais infra-estrutura. Particularmente, eu prefiro outras mais naturais, mas essa tem opções de aluguel de cadeira e sombrinha com os hotéis ao redor – não deve ser muito barato, mas é uma opção.

Eu não indico tentar se aventurar para chegar na Cala de sa Ferradura, logo em frente (no mapa). O caminho é longo, sem asfalto e bem perigoso: do tipo que tem muitos morros e abismo e apenas um carro pode passar.

#10 Platja Talamanca

É uma praia tranquila mesmo durante a alta temporada, com poucas ondas e arenosa. Fica perto de vários hotéis, menos de 2km do centro de Ibiza, também perto do Porto e da Marina (Eivissa). Tem vários barzinhos e restaurantes que servem tapas.

#11 Platja de Ses Figueretes

A região em si é cheia de bares, restaurantes e hotéis por ser perto do centro de Ibiza. Portanto é uma praia urbana, com areia fina, geralmente cheia e com a comodidade de estar perto de vários lugares para poder comer e beber.

#12 Platja Den Bossa

É outra praia urbana seguida da de Ses Figueretes e onde fica o point mais fervoroso das baladinhas próxima ao centro de Ibiza. É cheio de bares, pubs, baladas como Ushuaia e Hi Ibiza. É uma praia que tem muitos jovens, fica bem cheia na temporada alta.

Dê uma olhadinha também nas ofertas do Get Your Guide em Ibiza!


Gostaria de viajar pela Europa e conhecer o melhor vários destinos de acordo com seu perfil de viajante?

  • Eurotrip Nutella: Sua viagem do seu jeito! Uma assessoria completa antes e durante sua viagem para poder aproveitar tranquilo(a) e ao máximo cada minuto na Europa passando por diversos destinos de acordo com seu ritmo.
  • Consultoria Around: Deixa que eu te ajudo no seu planejamento! Não vai passar perrengue buscando informação furada por aí… Se vem para a Europa, as Assessoras de Viagens que moram na Europa e possuem experiência em viagens estarão prontas para te ajudar, revisando seu planejamento e tirando suas dúvidas!
  • Eurotrip Raíz: Se você busca fazer um mochilão pela Europa, bem low-cost e quer fazer tudo por conta própria, veja as melhores dicas de viagem para o planejamento da sua eurotrip para evitar perrengues comuns. Mas saiba que viajar low cost por conta própria e sem conhecimento, é sempre um risco, por isso veja todo o conteúdo do Blog Around Europe e qualquer coisa, pode contar com as assessoras para uma breve consultoria!

View Comment (1)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assessoria de Viagem para Brasileiros

Copyright © 2020 | All rights reserved

Scroll To Top