fbpx
Now Reading
Conheça a Sérvia com Tiago Carruço – Into the Balkans

Conheça a Sérvia com Tiago Carruço – Into the Balkans

Tempo de Leitura: 6 minutos

Olá a todos!! Chamo-me Tiago Carruço, sou português e sou o responsável pela Into the Balkans. Em part time sou guia na cidade de Belgrado, na Sérvia, onde moro! Antes de chegar na Sérvia o meu percurso “internacional” começou na Eslovênia, passou por Madri e também pelo Brasil, onde vivi 6 meses em Natal, RN!

Decidi chamar de casa à cidade de Belgrado em 2016. O que me trouxe aqui foi a paixão pela história da Sérvia e de toda a região dos Bálcãs. Aqui cabe toda a história europeia e até mundial do século 20 e anterior. É uma zona de fusão de culturas, povos, religiões, línguas e até alfabetos, imagine! Para além disso os sérvios são um povo extremamente amigável e bem-disposto, estão sempre dispostos a uma boa conversa no café e a comer e beber. No fundo, gostam de celebrar a vida… uma espécie de brasileiros da Europa 😉

OK, gostaria de saber como é a cidade de Belgrado!

A Fortaleza de Kalemegdan (à direita) na confluência dos Rios Sava e Danúbio, em Belgrado

Vamos começar pelo princípio: a cidade é apontada como a nova Berlim pelo seu caráter tranquilo, desprendido e até pelo seu aspeto decadente chique onde uma nova sub cultura desponta, os grafittis se multiplicam e onde o consumo de café mantém as suas gentes acordadas até de madrugada, ou não fosse esta a capital da noite no Leste Europeu!

O centro histórico é dominado pela enorme Fortaleza de Kalemegdan  em uma colina precisamente na desembocadura do caudaloso rio Sava no ainda maior rio Danúbio. Este é provavelmente um caso único em capitais europeias!

Do outro lado do rio Sava fica o bairro de Nova Belgrado, construído quase inteiramente entre os anos 50 e 80 do século passado, em estilo Brutalista, dando corpo à visão socialista do sistema da época. Mais adiante o bairro de Zemun. Até à 1ª Guerra Mundial, Zemun era o último vilarejo do Império Austro-Húngaro e essa diferença é bem visível nas fachadas dos prédios e casas deste bairro. Há tantos detalhes para contar em uma visita a Belgrado!…

Fantásticos exemplares de Art Nouveau na rua pedestre de Knez Mihajlova, no centro de Belgrado

E afinal onde é a Sérvia?

A Sérvia fica bem no coração da Península dos Balcãs, fazendo fronteira a Norte com a Hungria e a noroeste com a Croácia. É o maior país da região e tem a maior metrópole, Belgrado. Essa cidade era a capital da Iugoslávia e hoje em dia é uma cidade excitante onde sempre acontece algo.

A norte fica a montanha de Fruska Gora, refúgio para inúmeros Mosteiros Ortodoxos ainda em funcionamento e também a cidade de Novi Sad, a segunda cidade do país. Ainda mais a norte, na fronteira com a Hungria, encontra-se a simpática Subotica reconhecida pela sua arquitectura Art Nouveau e a grande Sinagoga¸ a terceira maior do mundo!

Art Nouveau / Arte Nova em Subotica. Photo credit: CharlesFred on VisualHunt / CC BY-NC-SA

A zona ocidental da Sérvia é polvilhada por montanhas, rios, canhões e vilarejos típicos, sendo o desfiladeiro de Uvac o expoente máximo da beleza natural do país. No caminho a partir de Belgrado poderá visitar a igreja e Mausoléu de Topola e o excêntrico Festival do Trompete de Guca.

Na região oriental o Rio Danúbio é rei! Na zona do Parque Nacional de Djerdap o rio marca a fronteira entre a Sérvia e a Romênia e num curto espaço há vários atrativos como o Castelo de Golubac, a antiga cidade romana de Viminacium, a civilização pré-histórica de Lepenski Vir e ainda a casa rural Kapetan Misin Breg, onde poderá desfrutar da excelente gastronomia da região com umas vistas únicas para o Rio Danúbio.

O canhão de Uvac na Sérvia

Cultura e gastronomia

A Sérvia é o maior país da região e talvez o mais influente. Belgrado é marcada pelo passado recente, a arquitetura socialista mas também por um tempo mais antigo, da presença turca nesta região, em uma fusão incrível de pessoas, religiões e influências históricas. E claro, pela melhor noite do Leste Europeu! O melhor mesmo é visitar!

No norte do país encontramos a região da Voivodina que com as 6 línguas oficiais (sérvio, croata, húngaro, eslovaco, romeno e russínio) comprova a grande diversidade cultural que o passado trouxe a esta região. Os expoentes máximos são as cidades de Novi Sad e Subotica.

Fantásticas vistas para o Rio Danúbio no Parque Nacional de Djerdap

A gastronomia é riquíssima e se você gosta de carne seja bem-vindo pois aqui as carnes grelhadas compõem boa parte do cardápio! As saladas e os pratos à base de pimentão são outros componentes que nunca faltam. Podemos dizer que a cozinha é semelhante à dos restantes países da região, bastante influenciadas pela cozinha turca! Em relação às bebidas típicas há para todos os gostos! As cervejas de enorme qualidade seguem a tradição da Europa Central mas também os vinhos são recomendáveis! Já a “rakija” é a rainha de todas as celebrações – uma aguardente destilada de todos os frutos e até de mel, sendo a mais conhecida a de ameixa, devido ao grande volume de produção deste fruto!

Está pensando quando deveria visitar Belgrado e a Sérvia? Não pense mais, a resposta está aqui: qualquer época é boa e tem seus encantos, no entanto recomendamos entre meados de Março e meados de Novembro para evitar os meses mais frios. Mas o ideal realmente são os meses de Maio/Junho e Setembro/Outubro!

O fantástico Castelo de Golubac, guardião do Rio Danúbio, do lado sérvio. À esquerda a Romênia

A Sérvia não é dos países mais famosos da Europa mas isso não significa que não seja relevante ou não tenha nada para ver, antes pelo contrário! Quando damos uma oportunidade a esta região ficamos imediatamente apaixonados por todos os seus atrativos. Isso foi o que me aconteceu, e acabei por vir morar aqui! 😊 Aqui você encontra ainda uma Europa autêntica, muito menos saturada de turistas que nos países mais badalados, repleta de Patrimônio histórico, cultural e natural reconhecido até pela Unesco, para além de uns preços bem mais simpáticos que na Europa Ocidental.

A fantástica ponte de Mostar, na Bósnia e Herzegovina é Patrimônio da Humanidade

A Into the Balkans é especialista na região dos Bálcãs e efetuamos os nossos tours em português! Trabalhamos com a Sérvia Eslovênia, Croácia, Bósnia, Montenegro, Albânia, Kosovo e Macedônia do Norte!

O Lago Bled, com os Alpes no fundo e a igrejinha na ilha, é o ex-libris da Eslovênia

Ficou com dúvidas? É normal, essa região é pouco conhecida ainda, mas não tem problema! Visite nosso site em intothebalkans.com e acompanhe nosso Instagram em @intothebalkans. E tem mais, veja o que alguns dos nossos clientes dizem de nós:

See Also
Conheça a Escócia com a Anelise, do “Vida na Escócia”

Skopje, a capital da Macedônia do Norte, tem uma impressionante fusão de estilos arquitetônicos

A viagem pelos Balcãs foi memorável. Há um carisma na Sérvia, uma hospitalidade na Bósnia e um charme na Croácia que tornam esta região inesquecível. A equipa Into the Balkans mostrou-a como ninguém. Irei voltar!”

Gostei muito da viagem, aconselho vivamente a quem procura umas férias ricas culturalmente numa zona geográfica que ainda tem elevados níveis de autenticidade.”

Lord Byron, famoso viajante inglês do séc. 19 disse que “no nascimento de nosso planeta o encontro mais bonito entre terra e mar deve ter se dado na costa do Montenegro! 

“A amabilidade das pessoas, as diferenças culturais e religiosas e as paisagens deslumbrantes, fazem com que seja um destino a ter em conta para quem pretende realizar uma viagem no continente Europeu e fugir aos roteiros mais badalados.”

“Agradeço-te Tiago, bem como, a toda a equipa da INTO THE BALKANS, o elevado grau de profissionalismo e dedicação com que o meu grupo foi contemplado. Tudo foi pensado ao pormenor. Nada falhou.”

A vossa dedicação, o notório conhecimento dos conteúdos e a simpatia de todos os envolvidos na preparação e concretização da nossa viagem pelos balcãs foram elementos determinantes para que todos tivéssemos ficado mais enriquecidos culturalmente”

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assessoria de Viagem para Brasileiros

Copyright © 2020 | All rights reserved

Scroll To Top