Bruges é uma encantadora cidade belga chamada de “Veneza do Norte”, pela grande quantidade de canais que cercam a cidade. Tudo isso já é garantia de uma cidade linda e, não é à toa, que o centro histórico da cidade é Patrimônio Mundial da UNESCO! Venha se encantar pelo charme de Bruges!
Bruges é uma cidade tão encantadora que passar um dia lá é um verdadeiro prazer! Para facilitar a vida de quem está planejando uma viagem para a cidade, traçamos um mapinha com as principais atrações e dicas para visitar lugares de acordo com o seu perfil de viajante. Há também informações com dias gastronômicas e muito mais!
View this post on InstagramA post shared by GUIA NA BÉLGICA 🇧🇷 (@bembelga) on
A cidade que viveu no anonimato mais de quatro séculos fez de Bruges uma das cidades medievais e melhores conservadas do mundo. Foi fundada no século XI ao redor de uma fortaleza.
Até o século XV, Bruges foi uma das cidades mais prósperas do continente. Sua rede de canais, que levou a ser comparada muitas vezes com Veneza, fez dela um importante centro comercial do norte da Europa.
Quando o rio Zwin sedimentou no século XV, a cidade passou a viver uma época de decadência.No inicio do século XX, quando a cidade estava muito abandonada e submersa na pobreza. Foi alvo de uma profunda restauração, tornando-se um importante destino turístico.
Atualmente, mais de 3 milhões de viajantes visitam suas ruas de pedra a cada ano, fazendo dela a cidade mais visitada da Bélgica, à frente de Bruxelas
O que você não pode perder quando vier para Bruges



- Passeie na região de Dijver e sente em um banco para admirar a beleza dos canais.
- Admire a Ponte Bonifacius (também conhecida como Lover’s Bridge), que permite uma linda vista dos canais.
- Faça um passeio de barco pelos canais. E já que a cidade é conhecida como “Veneza do Norte”, faça como recomendado em Veneza e se perca pelas ruelas sem rumo. É uma delícia!
- Minnerwater (Lago do Amor) & Minnewaterpark: uma das áreas mais bonitas para admirar a beleza de Bruges é o Minnewaterpark. Trata-se de um parque público que possui uma linda área verde, que fica bonita em qualquer época do ano.
- Beginjnhof: fundado em 1245, Begijnhof ou Beguinage é um complexo criado para abrigar as beguinas, mulheres religiosas que viviam em uma comunidade de vida celibatária, sem fazer votos.

- Igreja Nossa Senhora de Bruges: é uma igreja do século XIII, mas passou por várias modificações e expansões ao longo dos séculos XIV e XV. Sua torre, com 122,3 metros de altura, permanece a estrutura mais alta da cidadePasseie na região de Dijver e sente em um banco para admirar a beleza dos canais.
- Catedral de São Salvador: é uma catedral do século X e é considerada a igreja mais antiga de Bruges. Ela só ganhou o status de Catedral no século XIX, após muitas modificações e ampliações.
- Grote Markt: a praça central da cidade é o nosso lugar favorito em Bruges. A “Praça do Mercado” está localizada no coração da cidade.
- Belfort: como falamos no item anterior, um dos destaques da região do Grote Markt é o campanário conhecido como Belfort. Para quem gosta de admirar cidades de cima, esse é o lugar recomendado para uma bela vista de Bruges.
- Burg Square & Prefeitura de Bruges: esta é a praça em que fica a prefeitura da cidade e a Basílica do Sangue Sagrado (que comentaremos em seguida). O prédio da prefeitura data de 1376 e é uma das mais antigas dos Países Baixos. Uma obra-prima é o Salão Gótico, com seus murais do final do século XIX
- Basílica do Sangue Sagrado: localizada na Burg Square, a Basílica of the Holy Blood fica no canto direito, quase escondida. Ficamos procurando por um tempinho até nos tocarmos que a fachada não parece nada a entrada de uma igreja. A importância deste local é que, supostamente, é nesta igreja, construída em 1157, que está guardado o sangue sagrado de Jesus Cristo.

Tour e Degustação em Cervejarias Belgas
Conheça a história da cervejaria Huisbrouwerij De Halve Maan famosa em Bruges e da Bourgogne des Flandres: uma das melhores cervejas da Bélgica, alem dos famosos 2BE Beer wall e o Café Vlissinghe. Sugiro contratar um guia local 🙂
Como chegar em Bruges
Trem – Bruges está conectada a algumas cidades belgas por ferrovias porém o meio de transporte mais eficiente será o carro privativo com guia local caso queira realizar seu roteiro em um bate-e-volta ou até mesmo quando ficar hospedado na cidade pois sair puxando malas da estação para a acomodação nem sempre estava na sua lista de afazeres rsrs…
View this post on InstagramA post shared by GUIA NA BÉLGICA 🇧🇷 (@bembelga) on
Como se locomover
Apos a chegada e perfeitamente possível fazer turismo a pé ou bicicletas.
View this post on InstagramA post shared by GUIA NA BÉLGICA 🇧🇷 (@bembelga) on
É seguro visitar Bruges?
Bruges é considerada uma cidade muito segura para o turismo, inclusive para familias e mulheres que viajam sozinhas.



Bem Belga
Meu nome é Daniella Garcia, brasileira de Cuiabá-MT, CEO da BemBelga, há 17 anos morando na Bélgica, país que amei desde o primeiro dia em que cheguei, curtindo cada descoberta em todas as estações e situações. Fui recebida, respeitada e amada desde o princípio. Tenho um enorme carinho por esse País.
Movida pela paixão em receber visitantes durante todo esse tempo, organizar viagens de amigos, familiares e estar muito conectada com o local, surgiu a ideia de montar o receptivo.
Criamos um atendimento super exclusivo, realizado em português por pessoas locais completamente envolvidas na cultura local e suas curiosidades.
Prezamos pelo atendimento personalizado no qual os clientes são tratados como amigos, além de total excelência, dedicação e assistência durante sua estadia.
Contamos com serviço de city tour, guia, traslados, elaboração de roteiros, compra de ingressos e pacotes. Oferecemos também, roteiros para as cervejarias belgas e atendimento personalizado para o super famoso festival Tomorrowland. Conheça um pouquinho mais sobre nossos serviços pelo site bembelga.com e acompanhe um pouco mais do mundo belga pelo instagram @bembelga.
Estando na rota entre França-Holanda-Inglaterra, sempre cabe uma visita à Bélgica caso não estivesse nos seus planos. Estamos numa localização privilegiada e próxima dos vizinhos mencionados.
Te vejo pela Bélgica!
Daniella Garcia.
Relacionado
Meu nome é Daniella Garcia, brasileira de Cuiabá-MT, CEO da BemBelga. Há 17 anos moro na Bélgica, país que amei desde o primeiro dia em que cheguei, curtindo cada descoberta em todas as estações e situações. Fui recebida, respeitada e amada desde o princípio. Tenho um enorme carinho por esse País. Movida pela paixão em receber visitantes durante todo esse tempo, organizar viagens de amigos, familiares e estar muito conectada com o local, surgiu a ideia de montar o receptivo. Criamos um atendimento super exclusivo, realizado em português por pessoas locais completamente envolvidas na cultura local e suas curiosidades. Prezamos pelo atendimento personalizado no qual os clientes são tratados como amigos, além de total excelência, dedicação e assistência durante sua estadia. Estando na rota entre França-Holanda-Inglaterra, sempre cabe uma visita à Bélgica caso não estivesse nos seus planos. Estamos numa localização privilegiada e próxima dos vizinhos mencionados.