fbpx
Now Reading
Conheça Lisboa com a Mari – Viajante Sincera

Conheça Lisboa com a Mari – Viajante Sincera

Tempo de Leitura: 7 minutos

Lisboa se consolidou nos últimos anos como um dos melhores destinos na Europa. São mais de 270 dias de sol por ano, uma gastronomia de dar água na boca e uma das capitais europeias mais acessíveis. Como não amá-la?

Recebo visitantes do mundo inteiro e ao terminar um tour por Lisboa comigo são todos unânimes: “não vemos a hora de voltar!” Lisboa é histórica, é instagramável, é boêmia. Não há quem não fique boquiaberto com as vistas dos inúmeros miradouros e com um pôr do sol nas margens do Rio Tejo.

O que é imperdível em Lisboa

Eita que eu amo tanto essa cidade que a lista de atrações é longa. Como quero deixar você com gostinho de quero mais, vou deixar aqui meu top 5:

1. Rota dos Miradouros

Lisboa é conhecida como a cidade das sete colinas, o que quer dizer que há 726339 ladeiras. Antes que você desista de visitá-la, tenho boas notícias: há elétricos (os famosos bondes amarelos), elevadores e outras rotas secretas para não ter que castigar as perninhas ladeira acima.

Agora que você já sabe disso, pode vir comigo fazer a Rota dos Miradouros. Consiste em um passeio a pé pelas ruelas de Lisboa para ver acidade do alto de diferentes ângulos com pausas estratégicas para fotos, um café ou uns bons vinhos. Te garanto que um passeio desses fica na memória. Dentre os meus favoritos estão o Miradouro de Santa Luzia, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina e da Graça.

View this post on Instagram

#ViajanteSinceraeCulta ⠀⠀⠀⠀⠀ Raramente posto fotos que eu tiro aqui no Instagram. Geralmente são fotos que eu faço as outras pessoas tirarem de mim. 😂 ⠀⠀⠀⠀⠀ Pois hoje eu fiquei com vontade que guardar a leonina exibida que habita em mim 🦁 e deixar esse senhor de bigode protuberante brilhar no meu feed…isso porque AMEI essa foto que EU tirei – pronto, voltou a leonina. 🤦🏻‍♀️ ⠀⠀⠀⠀⠀ O nome desse senhor cujo busto e bigode roubam a cena no Miradouro Santa Luzia é Júlio de Castilho. ⠀⠀⠀⠀⠀ Júlio fazia várias coisas, poemas, jornalismo…mas tinha uma paixão: Lisboa. ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ Assim sendo ele tornou-se um grande olisipógrafo, uma palavra pior que paralelepípedo que significa “especialista em Lisboa”. Ou seja, em 1900, muito antes do #marketingdigital , Júlio do Bigode já tinha um #nicho 👏👏👏 ⠀⠀⠀⠀⠀ Agora só de curiosidade, imaginem que vão fazer um busto seu daqui há muitos anos, em que você gostaria de ser considerado especialista? 🤔 Tipo: “Fulano da Silva, especialista em____________” ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ #viajantesincera #viagem #turismo #portugal #portugues #viajante #lisboa #lisbon #photography #parks #boasdelisboa #superlisboa #superportugal ⠀⠀⠀⠀⠀

A post shared by Mari • Viagem & Humor (@viajantesincera) on

2. Tour histórico

Lisboa é uma das cidades mais antigas da Europa. Escavações no Castelo de São Jorge indicam que os fenícios já andavam por essas bandas desde 1200 a.C. Além deles, já passaram por terras lisboetas romanos, gregos, mouros e até brasileiros… não, péra! Nós brasileiros continuamos por aqui.

Voltando à história… não há como visitar uma cidade com uma cultura tão rica e não fazer um tour para saber todas as fofocas históricas. Nos meus tours conto causos que até Deus duvida! Muitos desfechos da história mundial tiveram origem em Lisboa – desde os descobrimentos até a II Guerra. E é claro, os monumentos são um capítulo a parte. Igrejas de todos os estilos, conventos, palácios e uma chuva de azulejos que vão bombar no seu Instagram.

Alfama, Mouraria, Castelo, Chiado, Baixa e Belém são alguns dos bairros históricos que não podem ficar de fora do seu roteiro!

3. Tour Gastronômico

Então vamos ao que interessa. Eu sei que vocês amam história e cultura mas viajam mesmo é pra comer! Tá tudo certo, também sou dessas.

Por isso mesmo criei um tour gastronômico onde levo viajantes famintos para provar 10 sabores portugueses raiz. Entre um monumento e outro vamos parando em lugares autênticos e descobrindo que nem só de bacalhau e pastel de Belém vive a comida portuguesa – mas ai de mim que não inclua essas duas delícias do tour… temos também!

Muito peixe e frutos do mar, com destaque para a sardinha, que começou a ser consumida pelos os romanos. Para os amantes de carne, há o bitoque (uma espécie de bife à cavalo) e o cozido à Portuguesa que é feito com partes não identificadas de vários animais – há quem goste.

Os pães e doces conventuais dispensam comentários, são de comer rezando! Literalmente, pois as receitas vieram dos conventos. Resumindo: a comida é boa, fresca, tem um preço ótimo e tudo é regado à muito azeite e vinho.

4. Parques e Jardins

Se tem uma coisa que o lisboeta ama é ficar ao ar livre. Seja para tomar uma imperial (como chamamos o chopp aqui), seja para ficar igual à um lagarto tomando sol na grama, seja para se exercitar. Não é à toa que Lisboa foi eleita a Capital Verde Europeia 2020. Isso quer dizer que os parques e jardins estão impecáveis, que a bandeira da sustentabilidade tem sido muito levantada por aqui e que muitas ciclovias estão sendo construídas. Sorte a nossa!

Anote aí os meus queridinhos:

  • Jardim da Estrela – o mais romântico da cidade;
  • Jardim da Torre de Belém – o mais instagramável;
  • Estufa Fria – pra você se acha o/a botanista;
  • Parque Eduardo VII – uma das vistas mais bonitas da cidade;
  • Jardim do Torel – um segredo bem guardado dos locais;
  • Jardim de São Pedro de Alcântara – uma visão panorâmica incrível, é de onde eu começo meus tours.
  • Jardim das Docas de Alcântara – onde corro todos os dias, às margens do Tejo e de cara com a icônica Ponte 25 de Abril.

5. Eventos

Papel e caneta na mão para anotar o que bomba no calendário de Lisboa:

Desde maio de 1930 acontece a Feira do Livro de Lisboa no Parque Eduardo VII. São mais de 200 stands com livros a preço de banana. Se você é bibliófilo, vai amar!

De maio a julho acontece também um dos espetáculos imersivos de luz e som mais premiados da Europa: O Lisbon Under the Stars. O evento acontece literalmente sob as estrelas. Trata-se de uma projeção mega colorida nas paredes das ruínas do Convento do Carmo – que por sua vez não tem telhado. Resumindo: é uma coisa de louco! Veja mais informações aqui.

Em Junho é que o bicho pega em Lisboa. As comemorações dos Santos Populares começam já no primeiro fim de semana. Todas as freguesias são decoradas e viram verdadeiros bares à céu aberto. Os residentes grelham sardinhas à porta de casa e vendem imperiais à 1 euro. Tá bom ou quer mais? As ruas ficam lotadas, é música e cheiro de sardinha para todo lado. Tudo para comemorar o 13/06, dia de Santo Antônio, nascido em Lisboa. Ouso dizer que é o dia mais movimentado do ano, nem Natal e Ano Novo são tão badalados.

Em novembro é a vez da maior conferência de tecnologia do mundo. A Web Summit traz 70 mil pessoas e as gigantes do mercado para discutir o que há de mais moderno no mundo digital. Eu que não sou boba nem nada, garanti minha participação.

View this post on Instagram

É AMANHÃ! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Amanhã começa a @websummit em Lisboa, nada mais nada menos que a melhor conferência de tecnologia do planeta! E não sou eu quem está falando, e sim a @forbes ! 🤓 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Serão 4 dias intensos de palestras, workshops e m̶e̶u̶s̶ ̶b̶o̶n̶s̶ ̶d̶r̶i̶n̶k̶s̶ networking entre representantes das empresas mais importantes do mundo, investidores, startups promissoras e pessoas que assim como eu estão com um olho no futuro e o outro no universo digital. 🖥 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Observem a grandeza dos números deste mega evento: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🔹70 mil participantes 🔹11 mil CEOs 🔹160 países 🔹1200 palestrantes 🔹2000 jornalistas 🔸1 Viajante Sincera ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Pois é, pois é, pois é! Eu vou estar lá ao vivo e a cores sugando o máximo de informações, criando calo nos dedos de tanto anotar e mostrando o que vai rolar para vocês! Já perceberam que tô no 220v né? ⚡️ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Marque seus amigos tecnológicos e ative as notificações para não perder nada! 😉 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Ahhhh e acompanhe outras #WomeninTech da caravana do Brasil em Portugal que vão estar neste rolê: @camilaaldrighi @maracujaroxo @anapossas @grzibw @brunasbertuzzi @cams.costa ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #viajantesincera #marketingdigital #websummit #lisboa #lisbon #aeroporto #airport #tech #womenintech #tecnologia #web #travel #trip #influencer #mkt

A post shared by Mari • Viagem & Humor (@viajantesincera) on

See Also
Conheça a Sérvia com Tiago Carruço – Into the Balkans

O clima

O inverno é frio que dói. As temperaturas variam entre 8°C e 15°C, o que não é tão frio assim, aparentemente, mas só quem passa o inverno aqui sabe. A boa notícia é que entre dezembro e fevereiro não chove muito e há bastante sol, ou seja dá pra se encher de casacos e curtir a cidade também.

As chuvas vêm em abril, chove praticamente o mês todo e portanto eu acho o pior mês pra quem vem a turismo. Os próprios portugueses falam que “Abril é águas mil“. Pura verdade.

Já maio é o melhor mês. A primavera chega, a cidade fica toda florida, não está tão quente nem frio, está perfeito! Os amantes de fotografia piram!

O verão começa em junho mas as altas temperaturas acima dos 35ºC só chegam em agosto. É ideal para quem quer curtir as praias dos arredores de Lisboa – que por sinal são paradisíacas: Cascais, Estoril, Sesimbra…tem para escolher!

O outono é sempre igual, já dizia Sandy & Jr. Temos folhas secas, dias bonitos e dias feios. É legal também mas ainda está bem frio. A vantagem é que é baixa temporada então não há filas e os hotéis estão mais baratos.

Então essas foram algumas dicas sinceras para uma experiência incrível em Lisboa – para torná-la ainda mais espetacular basta você me contratar par lhe guiar! Cara de pau, temos!

Veja algumas opções de tours que eu tenho:

  • O melhor de Lisboa a pé: ideal para o primeiro dia na cidade
  • 10 sabores portugueses: gastronomia, história e os principais pontos turísticos
  • Lisboa para quem ama fotografia: miradouros, arte de rua e vistas incríveis
  • Vinhos e petiscos pelos bairros históricos de Mouraria e Alfama
  • Sabores do Mar: tour gastronômico com peixe e frutos do mar
  • Prova de vinhos com sommelier
  • Passeio de barco no Tejo
  • Belém espetacular: dos monumentos aos pastéis de Belém
  • Lisboa à noite: do pôr do sol aos bairros boêmios
  • Tour de vinhos pelas melhores garrafeiras e wine bars

Agende seu tour comigo pelo Instagram @viajantesincera.

Encontre mais um monte de pulos do gato e roteiros completos por Portugal lá no viajantesincera.com .

Espero te ver por Portugal!

Um abraço e boa viagem!

Mari

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assessoria de Viagem para Brasileiros

Copyright © 2020 | All rights reserved

Scroll To Top