Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo!
A capital do Reino Unido tem muita história e cultura, mas também é a cidade com maior concentração de área verde da Europa. São milhares de parques que dão um ar bucólico e acolhedor.
Existe uma infinidade de coisas para se fazer – como já dizia o escritor inglês Samuel Johnson, “se você está cansado de Londres, está cansado da vida, pois há em Londres tudo o que a vida tem a oferecer” (isso em 1777).
Passear a pé pela cidade, observando a arquitetura eclética, os contrastes entre o velho e o novo, deixa qualquer pessoa encantada.
As atrações são inúmeras e a maioria dos museus e galerias de arte é gratuita.
A gastronomia também é bastante diversificada, com restaurantes de vários lugares do mundo e os famosos mercados de rua como Borough Market, Camden Market e Portobello Road garantem que você vai comer muito bem em Londres, apesar da fama contrária das más línguas.
O que você não pode deixar de fazer ao visitar Londres
Londres tem de tudo para todas as idades e todos os gostos.
O que eu recomendo para quem vem pela primeira vez é fazer um passeio básico passando pelos principais pontos turísticos e cartões postais da cidade como Big Ben, London Eye, Tower Bridge, Palácio de Buckingham – o palácio so é aberto para visitação por 2 meses, no verão, mas você pode assistir à Troca da Guarda que acontece todos os dias em julho e agosto e em dias alternados o resto do ano.
Se você gosta de museus, recomendo o British Museum, onde você pode ver as múmias do Egito e milhares de objetos que contam a história da civilização.
Para as crianças tem o Museu de História Natural onde elas vão conhecer um pouco mais da história dos dinossauros e ver muitos animais e aves empalhados.
Mas a cidade tem quase 200 museus e galerias de arte e vai depender do seu tempo e também dos seus interesses escolher qual visitar.
Pra quem curte história recomendo uma visita à Abadia de Westminster onde todos os reis foram coroados desde 1066 e também a Torre de Londres, uma fortaleza que já foi castelo, prisão e hoje guarda as Jóias da Coroa – essa é uma atração que requer pelo menos 3 horas de visitação.
Dentre os mercados de rua, recomendo o Camden Market onde você encontra vários artigos de artesanato, souvenirs diversos e uma praça de alimentação com barracas de comida de várias partes do mundo.
Tem também o Borough Market, que é mais um estilo feira vendendo frutas, legumes, verduras, peixes, carnes, além de produtos artesanais, temperos, queijos, e tem também uma área reservada para barracas de comidas deliciosas.

Para os fãs de Harry Potter tem os estúdios da Warner onde você fica sabendo como foram feitos alguns dos efeitos dos filmes e também um grande arquivo de objetos, cenários, maquetes e desenhos.
Os estúdios ficam localizados em Leavesden, cerca de 32 Km ao norte de Londres e o acesso é muito bom e prático se for feito de trem. Os ingressos devem ser comprados com antecedência pois o passeio é bem concorrido e esgotam rapidinho.
Se você não conseguir ingressos ou não tiver tempo, pode ir tirar uma foto no carrinho na Plataforma 9 ¾, na estação de Kings Cross.

Enfim, Londres tem inúmeras atrações, além dos parques e teatros com grandes musicais.
Com certeza você vai ficar com vontade de voltar pois nem em uma vida toda dá pra ver e fazer tudo!
Quando é a melhor época para visitar a cidade da rainha?
Londres é bom em qualquer época, então depende muito dos interesses e preferências de cada um.
Por exemplo, se não se incomoda com frio e prefere uma época menos cheia ou se gosta de dias mais quentes e não se incomoda em enfrentar filas nas atrações e andar por ruas mais tumultuadas e vibrantes, cheias de gente!
Ao contrário do que muitos pensam, Londres não é cinza o tempo todo!
Embora possa chover de 11 a 15 dias por mês, é raro cair chuva forte que atrapalhe os passeios.
Os meses mais molhados são Agosto e Novembro e os mais secos Março e Abril.
View this post on InstagramA post shared by Guia em Londres – Tina Wells (@londrespravoce) on May 25, 2020 at 2:43am PDT
No inverno londrino as temperaturas não são tão baixas quanto em outras capitais da Europa e o clima é mais úmido por isso raramente neva!
Em dezembro a cidade fica ainda mais linda com as luzes e decoração de Natal e tem o Winter Wonderland, na mistura de feira de artesanato, parque de diversões e festival de gastronomia!

Os meses mais frios são janeiro e fevereiro, mas é também quando a cidade fica mais vazia. Porém algumas atrações, como a London Eye, fecham para manutenção durante esse período – bom checar para não se decepcionar.
A minha estação do ano favorita é o Outono quando as temperaturas ainda estão amenas e a luz é maravilhosa principalmente para tirar lindas fotos. E durante o Halloween tem muitos eventos além das atrações mal-assombradas da cidade:
- Body Worlds – uma descoberta do corpo humano que vai deixar você com os nervos à flor da pele.
- London Dungeon – histórias assustadoras e passeios emocionantes onde você vai ficar cara a cara com personagens notórios de Londres como Jack, o Estripador e Sweeney Todd num jogo de pique-esconde macabro.
- Torre de Londres – mais que uma fortaleza, a famosa torre tem muitas histórias de prisões e torturas.
- London Bridge Experience – a atração mais assustadora da cidade!
Vem passear comigo em Londres!
Meu nome é Tina Wells, sou carioca de nascimento e londrina de coração. Moro aqui desde 1992, quando vim trabalhar para o escritório de jornalismo da Globo. Mas desde 2014, a vida tomou outro rumo, comecei a escrever um blog sobre Londres e há 4 anos faço passeios guiados personalizados, em português, pela cidade.
Os passeios são a pé e usando transporte público, mas também posso oferecer carro com motorista.
Os passeios duram cerca de 6 horas e o básico inclui os principais pontos turísticos como Big Ben, London Eye, Tower Bridge, Palácio de Buckingham e Troca da Guarda. Tem também parada pra almoço, geralmente num Pub pra provar o famos Fish and Chips.
Mas posso montar também passeios que visam outros interesses como visitar bairros residenciais, mercados de rua, parques, enfim, tudo é feito no ritmo de cada cliente.
É tudo muito flexível e visa mostrar a cidade e proporcionar um dia agradável, sem correria, sem estresse.
Durante o passeio conto fatos e curiosidades dos lugares por onde passamos, mas não é uma aula de história pois o intuito é oferecer um programa leve e descontraído, como Londres.
Na época do Natal, ofereço passeios para mostrar as luzes e decoração da cidade.
Tem também o Passeio com Fotos, acompanhado por uma fotógrafa profissional.
Vem passear comigo em Londres!





Relacionado
Carioca de nascença, londrina de coração e alma! Jornalista por formação, editora de imagens por profissão, guia de turismo por opção! Vem passear comigo em Londres!