Madrid é uma cidade cheia de atrações e encantos, onde seus visitantes irão conhecer um lugar cheio de história, monumentos e arte. Terceira maior capital da Europa, a cidade oferece segurança, boa comida e uma hospitalidade que faz todo o turista ficar com vontade de voltar. Eu me chamo Juli, sou guia de turismo em Madrid para brasileiros, escrevo um blog sobre a Espanha e sobre viagem com filhos e vou falar um pouco da minha cidade para vocês!

Para viajar para a Espanha a turismo não é exigido visto ou qualquer tipo de vacina. Basta que o visitante tenha um passaporte com validade de pelo menos 3 meses da data de retorno (embora experts em imigração recomendem 6 meses para viagens internacionais), seguro viagem, reserva de hospedagem ou carta-convite e comprovação de meios econômicos para o tempo de permanência (71 euros/dia ou 637 euros no mínimo). A apresentação da passagem de retorno também é necessária. Muitos irão dizer que passaram pela imigração e não pediram nada. E na maioria dos casos é o que acontece. Mas se pedirem e a pessoa não estiver com tudo em mãos, corre o sério risco de não ter sua entrada permitida.
- o idioma oficial da Espanha é o espanhol (castelhano), embora existam outras quatro línguas oficiais faladas em diversas regiões do país como o catalão na Catalunha, o galego na Galícia, euskera no País Basco, e o Valenciano em Valência.
- a moeda é o Euro
- o fuso horário é o GMT+2.
- a voltagem é 220 volts e a tomada é a de 2 pinos redondos.
- tenha sempre moedas a mão. Lhe serão úteis em muitos momentos.
Guia de Turismo em Madri para Brasileiros
Trabalho como guia de turismo em Madrid há 3 anos. Desde então, temos atendido centenas de turistas brasileiros a cada ano e proporcionado experiências únicas para cada um que chega por aqui. Digo “temos” porque há pouco mais de um ano meu marido, Vlad, se juntou a mim, expandindo nossa oferta de passeios, todos sempre privativos e personalizados para cada cliente. Hoje levamos brasileiros a conhecer não só Madrid, mas também várias outras cidades da Espanha. E neste último ano nossa filha Elisa se juntou a nós, oferecendo tours guiados pelos museus da capital, em português e espanhol. Três gaúchos adotados por Madrid e que amam dividir seu olhar com seus conterrâneos!
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Juli D’Amore Guia em Madrid (@espanhapravoce) em 25 de Jul, 2020 às 5:24 PDT
Nossa experiência nos permite compartilhar dicas valiosas para quem deseja visitar a capital espanhola. E não só Madrid, mas as cidades próximas, como Toledo – a cidade das 3 culturas, Segóvia, Ávila, Aranjuez e Salamanca. Além de roteiros temáticos como o dos castelos, do vinho, das tapas e dos doces.
Quando Viajar
As melhores épocas para se visitar a Espanha são na primavera e no outono. Os meses de abril a maio já não estão tão frios e o calor ainda não chegou com toda a sua força. E entre setembro e novembro ainda não faz tanto frio. Para quem quer neve, dezembro e janeiro são os meses mais prováveis, embora Madrid não tenha tanta neve. Mas se vier em dezembro prepare-se para uma cidade lotada de turistas. Em agosto a capital se esvazia devido ao intenso calor, que chega facilmente aos 40 graus.

Quem gosta de festas populares, a mais importante da cidade é a Festa de San Isidro, o padroeiro. Uma semana em que a cidade se transforma e se enche de atividades. Acontece na segunda semana de maio. Pra quem curte música o Mad Cool Festival, em julho, é imperdível. Para os que gostam de esquiar, a 30 minutos da capital estão as estações de esqui, que normalmente abrem em dezembro e fecham em fevereiro. Mas nos últimos 2 anos não tivemos muita neve por aqui.
Como se locomover
Com um sistema público de transporte de excelente qualidade, é muito fácil e rápido ir de um lugar a outro. O metrô conta com 16 linhas que conectam toda a cidade, além dos trens que conectam com a região metropolitana. E pra quem prefere viajar pela superfície, dezenas de linhas de ônibus cobrem toda a cidade. Madrid é uma cidade pra se conhecer a pé, então carro não será muito útil por aqui. E tendo transporte para todo o lado, se torna totalmente desnecessário.
Para transfers entre o aeroporto/hotel ou tour de carro, conte conosco. Temos passeios privativos que atendem às suas necessidades.
Onde ficar
Os melhores bairros para ficar estão no centro, próximo a Porta do Sol, Plaza Mayor, Gran Via, Praça de Espanha, já que dali podemos fazer praticamente tudo a pé. Mas são também os locais mais caros. Os bairros de Chueca e Malasaña são mais em conta e também não é preciso usar transporte para se chegar na região de Sol, mas estes bairros oferecem principalmente apartamentos de temporada.

No bairro de Salamanca, Retiro e próximo a estação de Atocha também existem muitos hotéis e o acesso ao centro é fácil (e barato, caso prefira usar táxi ou Uber). Mesmo que o turista fique um pouco mais afastado do centro, não será problema se ficar próximo a uma estação de metrô.
Só não aconselho ficar muito distante do eixo central, como a região próxima ao aeroporto ou as cidades da região metropolitana, que podem fazer com que se perca um precioso tempo até chegar ao centro. E o custo de um táxi ou Uber pode não compensar a diferença na diária.

10 atrações imperdíveis:
- Palácio Real – a visita custa 11 euros, mas se quiser somente conhecê-lo por fora também está valendo. A entrada é grátis nas 2 últimas horas, de segunda a quinta, com apresentação do passaporte brasileiro.
- Plaza Mayor – construída há 400 anos, esta praça é um símbolo da cidade. Nela o turista vai encontrar dezenas de restaurantes e lojas de produtos tradicionais. Se a cidade estiver em festa, certamente aqui estará acontecendo algo (nas festas de San Isidro é onde acontecem shows durante todo o dia)
- Puerta del Sol – o Marco Zero da cidade e da Espanha. Aqui também está a sede do governo estadual e a estátua do Urso e Madronho, símbolo da cidade.
- Puerta de Alcalá – uma das mais importantes e belas portas da Europa, parada obrigatória para uma foto.
- Parque del Retiro – o parque mais importante da cidade. Desfrute de seus recantos, faça um piquenique ou visite os Palácios de Cristal e Velásquez, que abrigam exposições de arte contemporânea.
- Gran Vía – a avenida mais famosa da cidade. Nela encontramos as principais lojas de roupas, muitos hotéis e teatros.
- Museu do Prado – um dos mais importantes museus do mundo. Guarde um turno de sua estadia para visitá-lo. Ou aproveite as duas últimas horas, que são gratuitas. A entrada custa 15 euros.
- Estádio Santiago Bernabéu – para os amantes de futebol esta visita não pode faltar. Seja para ver o estádio por fora ou fazer o Tour Bernabéu (25 euros), que impressiona até os menos fãs do futebol
- Templo de Debod – um templo egípcio de mais de 2000 anos bem no centro de Madrid. A entrada é gratuita, mas como o aforo é limitado, a fila pode ser um pouco demorada. Não deixe de ver o pôr-do-sol no parque onde está o Templo, um dos mais bonitos da cidade
- Catedral de Almudena – uma das mais jovens catedrais do mundo. Considerada de estilo eclético, reúne o neo-clássico, o neo-gótico e o neo-românico em um só lugar.
Bem-vindos!

Sejam bem-vindos a Madrid e contem conosco na sua viagem. Espero ter aguçado a curiosidade dos viajantes que passarem por aqui. No nosso blog compartilhamos muitas outras informações sobre a cidade, Espanha e nossas viagens com filhos. E nos colocamos à disposição como seu guia de turismo em Madrid .
Juliane – Espanha pra Você
Relacionado
Hola, que tal? Sou a Juli, gaúcha vivendo em Madrid e recebendo brasileiros aqui desde 2017. Madrid é uma cidade envolvente e encantadora e amo apresentá-la a todos! Sou certificada Especialista em Turismo na Comunidade de Madrid e ofereço passeios privativos, totalmente adaptados aos interesses de cada visitante. Nos dedicamos exclusivamente a este trabalho e fazemos questão de receber pessoalmente cada cliente, sem terceirizar nossos serviços. Acreditamos que cada viagem é uma experiência a ser vivida e nosso trabalho é facilitar em tudo que estiver ao nosso alcance. Conte conosco para conhecer Madrid, Toledo, Segóvia e outras cidades próximas, a pé, de carro ou trem. O tour é todo seu!