Covid-19 e o Turismo na Europa

covid free

Quando vou poder viajar?

É complicado dizer quando em um momento tão incerto. Portanto, a recomendação é evitar organizar viagens até a situação se estabilizar um pouco mais para poder viajar com maior segurança para sua saúde e evitar custos indesejados e frustrações por cancelamentos.

Porém, muitos viajantes já tinham viagens marcadas e precisam saber se compensa ou não viajar e se arriscar. Para esses casos, confira a possibilidade de viajar e as normas requeridas para chegar ao país, se existe ou não a obrigatoriedade da quarentena ou é possível apresentar algum documento e saber se o país de origem está permitido ou não ir para o destino desejado.

Onde buscar informações

App Re-Open EU em Português
  • Site oficial da União Europeia com informações práticas para o viajante sobre todos os Estados-Membros (não inclui Reino Unido).
ECML Covid - Base de Dados de Regulamentos do Governo dos países da Europa
  • Dados registrados pelo Centro de Pesquisa da Comissão Europeia
Mapa interativo para Restrições de Viagens devido ao COVID-19 no Mundo todo
  • Dados registrados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA)

CorongaNews

10 Países na Europa que aceitam turistas do Brasil

Nem tudo que você lê é tão simples… Descubra 10 lugares na Europa que estão abertos para Brasileiros e as restrições para aproveitar a viagem na pandemia!

Perguntas Frequentes

Cancelaram minha Viagem pelo COVID-19, e agora?

Tempo de Leitura: 11 minutos
De acordo com o Regulamento da União Europeia:

  • Você terá direito até 3 diárias em hotel por conta do operador (Companhia aérea Europeia ou Agência de Viagem Europeia). O resto é por sua conta.
  • Você terá que ser reembolsado 100% do valor – voucher é uma opção de reembolso, e pode ser que o reembolso de dinheiro poderá ser disponível apenas depois que expirar o voucher. Se você comprou com desconto, o valor do reembolso será igual ao valor com desconto.

Para saber seus direitos em caso de cancelamento de vôos por companhias aéreas Brasileiras, consulte a ANAC.

Tenho viagem marcada e sou/meu acompanhante é do grupo de risco, pode cancelar a viagem?

Tempo de Leitura: 11 minutosDe acordo com o Regulamento da União Europeia:

  • Se você comprovar que é do grupo de risco ou sua viagem foi planejada com alguém que é do grupo de risco, poderá recorrer o operador (origem europeia) para poder conseguir reembolso de 100%.
  • No caso de compras de vôos ou qualquer transporte, só será aceito o cancelamento do acompanhante do viajante que está em grupo de risco se a compra tiver sido realizada junta.

Para saber seus direitos pelas companhias aéreas Brasileiras, consulte a ANAC.

Tenho viagem programada para Europa este ano saindo do Brasil, poderei viajar?

Tempo de Leitura: 11 minutosAcompanhe o CorongaNews no IGTV e você vai saber melhor sobre esses detalhes.

Porém, de forma geral, a União Europeia vai abrir fronteiras e terá várias medidas para poder liberar a entrada de estrangeiros. Como a abertura será feita de forma gradual e individual para cada país, de acordo com a capacidade do sistema de saúde, controle epidemiológico e rastreio, acredito que vai ter maiores restrições com o Brasil, principalmente porque já é um país considerado de alto risco pelo COVID-19 e não existe estratégias de controle.

Você também pode consultar o site Re-Open EU, um site que vai falar de todas as questões práticas para você viajar pela Europa ou o ECML Covid para saber as restrições de cada país.

Vai ser necessário algum documento para entrar na Europa por causa do COVID-19?

Tempo de Leitura: 11 minutosCada país vai estabelecer o tipo de controle demandado para estrangeiros. Até o momento não existe um documento obrigatório para entrar em nenhum país, porém o que se nota é a obrigatoriedade da quarentena (isolamento por 14 dias).

Você também pode consultar o site Re-Open EU, um site que vai falar de todas as questões práticas para você viajar pela Europa ou o ECML Covid para saber as restrições de cada país.

Fique de olho no Schengen Visa Info News para entender melhor sobre vistos dentro da área Schengen e países que estão de acordo com a livre circulação na Europa.

Vai ser obrigatório a quarentena para entrar em cada país da União Europeia?

Tempo de Leitura: 11 minutosDa mesma maneira que antes, o turista ao chegar na Europa tinha o passaporte carimbado apenas na entrada e usufruia da livre circulação entre os países dentro do acordo do Tratado de Schengen. Ao reabrir as fronteiras, a Europa tomou medidas para voltar a ter a livre circulação entre a Área Econômica Europeia (EEA) com estratégia de fases (0 a 2), porém, cada país poderia ter controle de estrangeiros que chegarem fora do espaço EEA.

Muitos países estão adotando a quarentena obrigatória, da qual o viajante ficaria 14 dias confinado em sua hospedagem e precisaria de garantir ao país que teria condições de se hospedar e viver confinado por tal período antes de viajar pela Europa. Porém, alguns países já estão adotando outras medidas, como a oferta de testes PCR no próprio aeroporto, da qual o viajante teria que marcar com antecedência para ser realizado e ter a resposta entre 3 a 6 horas. Em caso de resultado negativo, o viajante estaria liberado para passear e teria livre circulação entre os países que estariam na Fase 2.

Qual o preço? Viena está cobrando atualmente €190, mas varia de acordo com cada país.

A Islândia também quer implementar a opção de testes, assim como outra opção seria um documento das autoridades do país de origem traduzido oficialmente provando que o viajante estaria livre do contágio do coronavírus, ou seja, feito o teste de anticorpo previamente. Além disso pode ser obrigatório o aplicativo de rastreio.

Você pode consultar o site Re-Open EU, um site que vai falar de todas as questões práticas para você viajar pela Europa, inclusive da necessidade da quarentena. Ou também existe o ECML Covid para saber as restrições de cada país.

Fique de olho no Schengen Visa Info News para entender melhor sobre vistos dentro da área Schengen e países que estão de acordo com a livre circulação na Europa.

O Brasil terá alguma restrição para viajar para Europa devido a crise política atual?

Tempo de Leitura: 11 minutosTeoricamente, a Europa estaria preparada para receber viajantes de qualquer lugar do mundo, desde que apresentasse teste PCR negativo de COVID-19, prova de anticorpo ou fizesse a quarentena obrigatória sem discriminação com relação ao viajante e seu país de origem.

Porém, entre as estratégias de fases da União Europeia, os países que acordaram com a livre circulação, só poderão abrir um para o outro se tivessem níveis baixos de contágio, controle epidemiológico, capacidade de saúde pública para locais e turistas e rastreio do coronavírus. Além disso, a EASA (European Union Aviation Safety Agency) já aponta vários aeroportos no Brasil como ”Alto Risco”, portanto, isso pode sugerir uma restrição a viagens entre o Brasil e a Europa sim.

As últimas notícias pelo site do Schengen Visa Info sobre as condições de países terceiros ao entrar na União Europeia a partir do dia 1 de Julho, diz que existem alguns fatores das quais o Brasil está de acordo como:

  • O Brasil está na lista de países que estão sob as medidas do ICAO de segurança
  • O Brasil está na lista de rotas pelo ICAO.
  • O Brasil está na lista do EASA – apesar de que também diz que vários aeroportos são considerados como ”alto risco”, mas está na lista de aeroportos do EASA.

Mas não existe uma maioria de países dentro da União Europeia que banem a entrada de passageiros do Brasil ainda. Portanto, parece que se o Brasil tiver fronteiras abertas para Europa, é possível que sua viagem saia este ano!

Você também pode consultar o site Re-Open EU, um site que vai falar de todas as questões práticas para você viajar pela Europa ou o ECML Covid para saber as restrições de cada país.

Fique de olho no Schengen Visa Info News para entender melhor sobre vistos dentro da área Schengen e países que estão de acordo com a livre circulação na Europa.

O que é e quais os países do Tratado de Schengen?

Tempo de Leitura: 11 minutosO que é importante para você – viajante – saber sobre o Tratado de Schengen é que permite a livre circulação sua entre os países membros. Por isso seu passaporte é carimbado somente uma vez quando você vem para a Europa e visita os países membros, sem a necessidade de passar pela Polícia Federal de cada país para checar a imigração.

Tal tratado é o mesmo que vai solicitar o ETIAS, uma autorização que será obrigatória para os Brasileiros a partir de 2023 ao visitar a Europa.

Os países membros atualmente são:

  • Alemanha
  • Áustria
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Eslovênia
  • Espanha
  • Estônia
  • Finlândia
  • França
  • Grécia
  • Holanda
  • Hungria
  • Islândia
  • Itália
  • Letônia
  • Liechtenstein
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Malta
  • Noruega
  • Polônia
  • Portugal
  • República Checa
  • Suécia
  • Suíça

Indpendente do tratado, é importante saber das medidas de cada país com relação a medidas e restrições devido ao Coronavírus. Você pode consultar o ECML Covid para saber as restrições de cada país.

Fique de olho no Schengen Visa Info News para entender melhor sobre vistos dentro da área Schengen e países que estão de acordo com a livre circulação na Europa.

Dúvidas ou Sugestões

Comente abaixo suas dúvidas, sugestões, novidades sobre o Coronavírus na Europa! Assim, você vai contribuir com mais informação importante para viajantes Brasileiros que querem vir para Europa mesmo durante a Pandemia!

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.