fbpx
Now Reading
O dia que eu fui parar na cadeia viajando pela Irlanda

O dia que eu fui parar na cadeia viajando pela Irlanda

Tempo de Leitura: 4 minutos

Não é bem isso que você está pensando… Mas você já pensou em visitar uma cadeia? É meio bizarro essa ideia, né? Te garanto que pode ser realmente muito interessante visitar uma prisão, principalmente quando se trata da Kilmainham Goal, em Dublin.

A Kilmainham Goal foi construída em 1796, e era chamada na época de Prisão do País de Dublin, ou de Nova Prisão pela população, para poder diferenciar da antiga. E lá passaram vários revolucionares Irlandeses e conta muito sobre a história da Britânica e Irlandesa durante todo o período que a cadeia estava em funcionamento.

Foi incrível, apesar de muito triste, visitar a cadeia. Digo triste porque a história nessa época retrata coisas bizarras, desumanas e de muito sofrimento. Mas é muito interessante conhecer um pouco mais sobre a história contada de acordo com lugar e não apenas o que se vê em livros.

Ainda nessa época que a cadeia começou a funcionar, era época que faziam enforcamento das pessoas na frente das prisões totalmente público. A partir de 1820, com a diminuição desse ato, se passou a fazer dentro da cadeia em uma cela específica e era feita no primeiro piso da cadeia, em uma região central.

O mundo era tão cruel que não separavam os prisioneiros. Homens, mulheres e crianças eram presos todos juntos, independente da idade ou do crime. Seja um pequeno furto ou um assassinato ou estupro, todos estavam juntos em uma mesma cela. Eram ao redor de 5 pessoas em uma cela minúscula e uma vela para luz e calor. E na época não existia calefação, não tinha janela e a prisão é bem escura. Imagina que tenso deveria ser no frio!

Sabe o que me doeu ouvir durante a visita? A pessoa mais jovem que foi para na cadeia foi uma criança de apenas 5 anos de idade porque roubou um pão. Você tem noção disso? É muita crueldade.

Vários revolucionários e membros do Movimento Republicano Irlandês foram detidos e executados aí. Vários prisioneiros, inclusive, acabaram sendo levados para Austrália. Muito sobre a história dos Irlandeses durante o período que domínio Britânico está descrito porque foi vivido nesta prisão.

Quanto a Irlanda se libertou e se tornou um Governo de Estado Livre, em 1924, decidiram em desativar a prisão, já que é um símbolo de opressão e sofrimento pelos Irlandeses. Foi complicado aceitarem ter a prisão como “Memorial Nacional” sabendo que os quatro primeiros prisioneiros republicanos durante a Guerra Civil Irlandesa foram baleados no campo do lado de fora da prisão. Durante anos essa cadeia ficou entre ser demolida ou continuar sendo desativada.

Só no final da década de 50 que começaram a repensar na ideia de reformar a cadeia e fazer um museu. Em 1971 a prisão virou um Museu da História do Nacionalismo Irlandês. A maior prisão desocupada na Europa, cheia de história.

Reconhece esse lugar?

Já foram feitos alguns filmes lá que talvez você já tenha visto:

Quer visitar também?

A prisão conta com um museu, uma galeria de arte e artefatos. Porém, para visitar dentro da cadeia, as celas e conhecer a história mesmo é obrigatório fazer o tour guiado e é todo feito em grupo e em Inglês.

See Also
Ses Illetes, Formentera
Conheça Formentera: um final de semana no Paraíso

Acho que compensa bastante fazer o tour guiado. Os guias são super bem preparados, sempre contam detalhes e curiosidades que você não vê no site. Porém, como eu esperava todo mundo tirar foto para depois eu ir tirar, eu acabei me perdendo lá dentro e terminei em outro grupo. O tour dura em torno de 30-40 minutos e não é permitido entrar com cadeirantes, carrinho de bebê ou similares porque é um prédio antigo e, apesar de reformado, conserva a estrutura com escadas e alguns corredores estreitos.

Para fazer o Tour Guiado é necessário marcar com antecedência, pelo site da Kilmainham Gaol . O preço varia entre 6€ a 8€.

O horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano, então é melhor conferir no site em Plan a Visit.


Já pensou em conhecer diversos lugares na Europa, ter experiências únicas mas sem ter todo o trabalho de organizar tudo por conta própria e ainda com a segurança de aproveitar a viagem sem perrengues e com o melhor custo-benefício?

Mas se você é daqueles que quer fazer tudo por conta própria, cuidado com perrenguessó é legal quando é com os outros na internet, mas a realidade é que você pode acabar gastando muito mais e aproveitando pouco da sua viagem! Confira as dicas para mochileiros no Eurotrip Raíz e se precisar de qualquer orientação para poder te ajudar no planejamento da sua viagem pela Europa, faça a Consultoria Around!

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assessoria de Viagem para Brasileiros

Copyright © 2020 | All rights reserved

Scroll To Top