fbpx
Now Reading
Receba até 600€ pelo seu vôo atrasado ou cancelado!

Receba até 600€ pelo seu vôo atrasado ou cancelado!

Tempo de Leitura: 3 minutos

Já fiquei mais de três horas plantada no aeroporto de Madrid esperando meu vôo para Portugal de manhã em plena quarta-feira. A companhia aérea pediu desculpas, enrolou muito para dizer que o real problema era técnico, já que o avião não estava em condições de vôo seguro devido ao clima em Lisboa. Os passageiros foram receberam um café da manhã no próprio aeroporto que consistia em café, suco, croissant ou pão e um iogurte. No final das contas, o vôo saiu, Lisboa estava com um tempo ok e cheguei lá bem depois do meu horário esperado.

Sorte a minha que não foi um vôo de conexão e que não teria compromisso quando chegasse, nem nada que realmente me fizesse ter uma perda a mais que algumas boas horas no aeroporto. Eu também não fazia a menor ideia dos meus direitos, portanto não fiz nada na época.

Você sabe dos seus direitos quando está viajando dentro da Europa?

Bora falar sobre isso! Mais de 1 milhão de pessoas tiveram seus vôos cancelados ou atrasados dentro da Europa. Isso pode gerar uma baita dor de cabeça. Segundo o Regulamento da União Européia (EU Regularion) 261/2004, o passageiro é inteiramente compensado entre 250 – 600 euros em caso de:

  • Atrasos por mais de 3 horas
  • Vôos cancelados
  • Embarque negado por overbooking
  • Conexão perdida por causa do atraso do primeiro trajeto (afinal, quando você faz conexão em qualquer lugar, geralmente é pedido cerca de 2 horas entre os vôos de conexão)

O único requerimento é que o vôo não realizado tem que ter ocorrido até 6 anos atrás. Também vai depender do país de embarque e da linha aérea:

  • Dentro da Europa (UE), é válido para qualquer companhia aérea.
  • Saindo da Europa (UE), é válido para qualquer companhia aérea.
  • Chegando na Europa (UE), somente é válido para companhias aéreas Europeias. Nesse caso, é necessário consultar o Regulamento do país de origem.

O preço da compensação pode variar de acordo com o tipo de problema e a distância do vôo.

  • Para vôos com embarque negado ou vôos cancelados: É possível reclamar mesmo antes de 2 horas.
  • Para vôos atrasados: Só é possível reclamar a partir de 3 horas de atraso.

Para maiores informações, sobre valores e distância para a compensação, veja o arquivo abaixo (em inglês):

Como reivindicar com a companhia aérea?

É possível reivindicar de maneira independente e diretamente com a companhia aérea. Geralmente acaba sendo complicado porque, obviamente, as empresas aéreas estão preparadas para lidar com isso e você não.

Teoricamente, você tem que seguir os seguintes passos:

  • Fazer uma carta reportando o caso com evidencias e documentos necessários.
  • Enviar a carta de acordo com os requerimentos da companhia aérea (e-mail, formulário online, fax, etc)
  • Esperar meses para uma resposta.
  • Fazer outra carta legal justificando a responsabilidade da companhia aérea do reembolso total ou parcial ou enviar novamente a carta reportando o problema (se for ignorada).
  • No pior das hipóteses, ainda que deve ser considerada, aplicar para o Direito do Consumidor do país.

Em uma viagem longa na Europa, seria uma baita perda de tempo e de mais dinheiro apenas para tentar recuperar talvez parte do que foi gasto com passagem aérea. Bem provável que você desista do processo e compre outra passagem simplesmente porque é melhor deixar de lado e aproveitar sua viagem do que reclamar pelos seus direitos.

See Also
O que comer na Holanda: Manual para provar a cultura

Por isso, é melhor deixar com quem conhece!

A Compensair é uma companhia privada e limitada com sede em Singapura, especializada em compensações por embarques negados por algum motivo dentro Europa de acordo com as leis da União Européia. O site é todo em inglês mas é bem intuitivo e fácil de usar. A taxa que eles cobram é de 25% do valor da compensação e o melhor é que se você não ganhar a causa, não será cobrado nada pelo serviço. No final das contas, você só tem a ganhar e ainda seguir sua viagem sem um peso nas costas.

Reivindique com Compensair

Tem alguma dúvida ou precisa de mais informações ou orientações para o planejamento da sua Eurotrip?

Você também pode consultar várias dicas de diversos lugares na Europa viajando pelos artigos no Blog Around Europe! Lá você vai encontrar experiências diversas de todos os colaboradores da Assessoria de Viagem Around Europe, entre Guias pela Europa ou eu mesma – Lud!

Aproveita e me segue no Instagram @lud.around para ficar por dentro das minha andanças pelo mundo com experiências, dicas e muito mais!

View Comment (1)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assessoria de Viagem para Brasileiros

Copyright © 2020 | All rights reserved

Scroll To Top