fbpx
Now Reading
Setembro Amarelo e Viajar… mas qual a relação mesmo?

Setembro Amarelo e Viajar… mas qual a relação mesmo?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Viajar é todo um processo, sejam intercâmbios, mudanças a trabalho, estudos, turismo, enfim, viagens mexem com o nosso mundo interno, emoções, memórias, pensamentos. Quando saímos de casa levamos com a gente um mundo não visível aos olhos.

View this post on Instagram

Carregamos em nossa bagagem aquilo que vivemos em diferentes contextos em que já estivemos inseridos . Independente da sua ideia inicial, quando decidiu viver no exterior, pare sempre para refletir o que cada momento dessa experiência te proporcionou. E, se não estiver satisfeito, como pode ser a partir de agora? . Sempre há tempo para ressignificar, desconstruir e recomeçar. Valorize o que já alcançou e as vivências que já teve, aqui ou acolá. E entenda o quanto o lugar que você vive faz parte de quem você é.. . . . . #aquelasuaviagem #euvounajanela #destinosimperdiveis #sobrelugares #blogviajando #travel #blogger #brasileirospelomundo #travellifestyle #psicologaonline #psico #promundo #psicopromundo

A post shared by Prô Mundo✈Psico Sem Fronteiras (@psicopromundo) on Aug 9, 2020 at 2:31am PDT

Lembro de toda expectativa que tive diante da minha primeira viagem atravessando territórios, e todo medo (misturado com curiosidade, empolgação, felicidade, coragem e assim por diante) que tive quando escolhi vir para Europa.

Mudar de país, seja por um período mais curto ou longo, envolve sair da nossa zona de conforto, nova cultura, por vezes novo idioma, novos amigos, trabalho, escola. São muitas as novas situações que vivemos. Se aventurar mundo afora é uma oportunidade incrível para se aventurar mundo adentro, que pode gerar mudanças profundas e lindas na forma em que estamos vivendo no mundo.  Mas não é um “mar de rosas”. Como todas experiências da vida, viajar é gostoso e também desafiador.

<

E quando esses desafios falam direto com nossas dificuldades e nos vemos ali, encarando tudo isso sem saber o que fazer? É comum durante esse processo nos depararmos com muitas inseguranças, e sim, muitas vezes podemos nos ver deprimidos, ansiosos, sem perspectivas de como lidar com todas essas situações. É muito comum também as pessoas não entenderem que depressão, ansiedade e pensamentos suicidas podem acontecer enquanto estamos vivendo essa vida dos sonhos. Acontece, não é “frescura” e merece ser olhado com afeto e atenção.

Setembro Amarelo é o mês da conscientização sobre a prevenção do suicídio, campanha que iniciou no Brasil e que hoje já chegou aqui (de onde escrevo) em Portugal. No Brasil, uma das organizações responsáveis pela campanha é o Centro de Valorização da Vida (CVV). Eles atuam realizando apoio emocional e de prevenção ao suicídio, o serviço é gratuito e confidencial. Existem organizações como a CVV, com o intuito de auxiliar em situações de crise em muitos países da Europa. Em Portugal, por exemplo, serviços como o Telefone da Amizade e o SOS Voz Amiga funcionam da mesma maneira.

See Also
Ses Illetes, Formentera
Conheça Formentera: um final de semana no Paraíso

Saúde mental é assunto sério. Depressão, ansiedade e falta de perspectiva são alguns dos motivos pelos quais as pessoas procuram auxílio psicológico. O acompanhamento psicológico ajuda a encarar esse momento com novas perspectivas, com um olhar mais consciente e cuidadoso da vida. É através de ações de cuidado com a nossa saúde mental que podemos prevenir situações irreversíveis, como o suicídio.

A Prô Mundo surgiu da união dessas duas paixões: viagens e psicologia, realizando atendimentos online para pessoas, que como nós, psicólogos da Prô Mundo, gostam, querem e se enxergam vivendo novas aventuras, mas que também sabem dos desafios desse processo e da importância do acompanhamento psicoterápico que por vezes se faz necessário em qualquer lugar do mundo. Setembro Amarelo está aí, para lembrar da importância de procurar ajuda, de cuidar de algo que vai com a gente para todos os lugares, cuidar da saúde mental. E você, como se cuida no mundo?

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assessoria de Viagem para Brasileiros

Copyright © 2020 | All rights reserved

Scroll To Top