fbpx
Now Reading
Sutil preconceito com as BrasileirAs na Europa

Sutil preconceito com as BrasileirAs na Europa

Tempo de Leitura: 4 minutos

Europa é realmente fascinante pela diversidade cultural. Os países são como estados no Brasil, mas cada um fala uma língua diferente e, mesmo com a história se cruzando ao longo dos anos, cada país tem suas particularidades. Entretanto, existem algumas coisas que, no geral, são bem similares em toda a Europa.

Não é atoa que muitos brasileiros que viajam e escutam de europeus que somos mais alegres e abertos e, em contrapartida, muitos brasileiros falam que os europeus são muito frios, distantes, sérios e metódicos. Esse é o caso mais comum de se escutar e o mais fácil de se notar.

Agora, se for entrar no quesito mais íntimo, a maioria das brasileiras vão dizer que os europeus são lentos ou lerdos no momento do flerte e chegam a ser respeituosos até demais quando o clima começa a esquentar. Bom, aí entra também em outra questão cultural da qual eu tenho lá minhas hipóteses que eu acho relevante para poder contar sobre esse ‘sutil preconceito’ com as Brasileiras aqui na Europa.

Nós somos realmente mais calorosos, somos de abraçar com vontade, dar um até três beijos para cumprimentar, somos de tocar e pegar e realmente, não temos nenhum problema em demonstrar afeto em público – inclusive, isso é algo que fazemos com muita frequência. E eu costumo dizer que nós temos a ”cultura do beijo”, ou seja, beijar alguém em uma balada ou no carnaval não significa nada além de que você se sentiu atraída fisicamente pela pessoa e por quê não conhecer com uma pequena apresentação e partir pro beijo, não é mesmo?

Então, deixa eu te contar: existem países na Europa que pode não ser nem mesmo normal o cumprimento com beijo, imagina beijar em público? Eu também costumo dizer que o ”beijo na Europa é levado a sério” porque geralmente o beijo é a chave para a porta do quarto. Então, vendo nessa perspectiva, esse é um ponto em que eu considero bem relevante quando eu escuto de Europeus o conceito errado de que ”as Brasileiras são fáceis”.

Infelizmente, os Europeus ainda tem esse conceito em que Carnaval no Brasil – em todos os lugares, as mulheres ficam semi nuas e dançam de salto alto nas ruas. Claro que não são todos, mas no geral, também pensam que somos mais liberais, ainda mais porque usamos ”tiny bikinis” (Bikinis bem curtinhos). É engraçado de ver, inclusive, que muitos escutam que as Brasileiras são muito favoráveis a procedimentos estéticos e cirurgias plásticas pensando que a maioria coloca próteses nos gluteus – e por isso somos reconhecidas por termos o corpo bonito.

Fora todo esse conceito errado, ainda existe um problema de Brasileiros ilegais na Europa e, apesar de não escutar hoje em dia mais notícias sobre isso, já teve problemas com brasileiras vindo para Europa para prostituir-se ilegalmente. Então, no final das contas, a imagem das mulheres brasileiras pela Europa não é tão favorável assim.

Já passei por situações bem chatas como escrevi nesse post no Instagram e criei meus meios para poder conviver com isso.

O que eu costumo conversar com mulheres que vêm para Europa, principalmente as que vão embarcar em uma viagem sozinha, é ficar atenta a isso. Uma vez falando que é Brasileira e agindo como tal pode acabar sendo um comportamento muito diferente do que os Europeus estão acostumados e acabar recebendo em troca algum comportamento sugestivo ruim.

See Also
Gastronomia na Suíça: Manual para provar a cultura

E não pensem que são apenas em países ”mais machistas” ou mais ”latinos” e ”parecidos com o Brasil” como Portugal, Espanha e Itália que isso pode acontecer. Eu tive muito mais casos desses quando eu morava na Suíça do que morando na Espanha! Já ouvi de Norueguês perguntando se era verdade que Brasileiras ficavam semi nuas no carnaval e tive que mostrar como é, na realidade, o nosso carnaval. Inúmeras vezes escuto que por ser mulher brasileira eu sou obrigada a saber sambar – e, confesso que sou uma negação, mas para eles dá igual… Esses esteriótipos são bem comuns e pode ser assunto para outro post.

Obviamente eu estou generalizando de acordo com experiências que eu tive por aqui. Existem sim europeus que, por já terem tido contato com outros brasileiros, viajado para o Brasil ou aqueles com a cabeça mais aberta, não pensam assim. Porém, é sempre bom saber também das coisas não tão legais que você pode encontrar aqui para ficar preparada!


  • Quer saber mais sobre esse assunto?
  • Curiosidade: A foto em destaque foi tirada em Madrid por mim em Agosto deste ano. Eram duas mulheres com sotaque latino porém NÃO ERAM BRASILEIRAS! Apesar disso, estavam como? Pois é… Carnaval e plumas para ativar a imaginação dos homens. E o que elas faziam? Se aproximavam dos homens para poder tirar foto e cobrar pela foto tirada.


Já pensou em conhecer diversos lugares na Europa, ter experiências únicas mas sem ter todo o trabalho de organizar tudo por conta própria e ainda com a segurança de aproveitar a viagem sem perrengues e com o melhor custo-benefício?

Mas se você é daqueles que quer fazer tudo por conta própria, cuidado com perrenguessó é legal quando é com os outros na internet, mas a realidade é que você pode acabar gastando muito mais e aproveitando pouco da sua viagem! Confira as dicas para mochileiros no Eurotrip Raíz e se precisar de qualquer orientação para poder te ajudar no planejamento da sua viagem pela Europa, faça a Consultoria Around!

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assessoria de Viagem para Brasileiros

Copyright © 2020 | All rights reserved

Scroll To Top