fbpx
Now Reading
A pergunta que não quer calar: por que morar em Portugal?

A pergunta que não quer calar: por que morar em Portugal?

Tempo de Leitura: 12 minutos

Desde que eu decidi morar em Portugal, tenho ouvido muito essa pergunta. Até porque, caro leitor, preciso ser honesta: nunca tinha pensado em viver na terra de Pessoa e Camões. Aliás, longe disso!

Na primeira vez que pisei aqui, em 2017, vim visitar amigos que já tinham se mudado para morar em Portugal. Estava preparada para encontrar um país atrasado, careta, sem muitas atrações para os jovens. Olhando para trás, só consigo pensar quão cafona foi essa minha forma de pensar e quão errada eu estava.

Do túnel do tempo de 2017: início de viagem e o sorriso não saía do rosto por nada!

Agora, já na posição de imigrante, entendo o motivo das perguntas: nós não sabemos nem 10% sobre Portugal do que o país tem a oferecer. E digo mais! Não conhecemos quase nada sobre o país, se compararmos com o tanto que os portugueses sabem sobre nós e a nossa cultura.

Portanto, já começo esse post abrindo meu coração. Hoje, sou uma eterna apaixonada por Portugal, um país que, apesar de tão pequeno, contém em si um mundo todinho. Vem ver alguns dos motivos para escolher Portugal, seja para viver ou turistar.

Motivos para se apaixonar por Portugal

A facilidade para o brasileiro morar em Portugal

Tapioca, feijoada, pão de queijo, pastel? Tem por aqui! Inclusive, as famosas lojas brasileiras trazem todo tipo de guloseimas para imigrante nenhum botar defeito. Já no critério música, ouvimos o nosso samba, o pop, a MPB, o rap e tudo o mais que o Brasil produz nas rádios, nos restaurantes, nos bares e nas casas de show.

Aqui também é muito fácil encontrar conterrâneos. É claro que nas cidades menores isso se torna mais escasso, mas há brasileiros espalhados por todo o território.

E, o que eu considero o mais legal disso tudo, os portugueses não só estão acostumados a nos ter por perto, como nos recebem muito bem. Eles entendem o nosso sotaque, as palavras que falamos diferente e se interessam muito pelo nosso país, o que torna o convívio mais fácil para quem é turista ou pretende morar em Portugal.

View this post on Instagram

MOTIVOS PRA SE SENTIR EM CASA EM PORTUGAL Eu sei, eu sei. A distância da família e dos amigos dificulta o processo de se adaptar em outro país e reconstruir a vida. Mas quando o assunto é ser um imigrante brasileiro no exterior, Portugal com certeza facilita em muitos aspectos. Bora ver algum deles? . 🦐 COMIDA Primeiro, muitas das receitas portuguesas nós já conhecemos no Brasil (ex: bacalhau a brás, bolinho de bacalhau). Segundo, dá pra achar praticamente qualquer comida brasileira aqui. Nas grandes cidades, é possível comer feijoada, tapioca, pão de queijo, brigadeiro, pastel de feira, mandioca frita, entre outras coisas. E, quando você não achar no mercado, corre pra loja brasileira mais próxima que lá tem gostinho de casa! . 💃 CULTURA Os portugueses estão muito acostumados a consumir a cultura brasileira. Eles veem novelas, eles ouvem a nossa música, vão a shows de artistas brasileiros. Além disso, alguns momentos do ano bem importantes são parecidos ou iguais aqui. Eles fazem festas juninas enormes, o Natal aqui é muito parecido com o nosso e em Lisboa já tem bloco de Carnaval com músicas brasileiras e gostinho de Santa Teresa (RJ). . 👌 IDIOMA Português PT é igual ao português BR? Não! Mas eles entendem tudo que a gente fala, nós entendemos quase tudo que eles falam e você se muda sem precisar adicionar a complicação de raciocinar em outra língua. Vários ditados populares são inclusive os mesmos. . 🌡️ CLIMA CLARO que depende de onde no Brasil você morava, afinal, Portugal não tem sol o ano inteiro que nem no Nordeste (aliás, quase lugar nenhum), mas os tugas adoram uma praia e o verão aqui vem com tudo. Quanto mais pro sul, mais meses de sol e mais calor, com temperaturas que chegam aos 30 e muitos graus. Vamo combinar? Mais fácil de se adaptar do que ir pro frio canadense ou norueguês, por exemplo. . Assim fica muito mais fácil, né? . . #portugalparabrasileiros #viveremportugal #moraremportugal #vidaemportugal #vidadeimigrante #imigrante #imigrantesbrasileiros #imigrantesemportugal #morarfora #morarforadobrasil #morarnoexterior #vistoparaportugal #vistoparabrasileiros #imigração #imigracao #brasileirosemlisboa #tupodes #visitaportugal #fugasporportugal

A post shared by 》 Viagem e Turismo 《 (@carimbeopassaporte) on

A qualidade de vida

Precisamos tirar o elefante da sala e falar sobre segurança. Portugal foi considerado em 2020, pela segunda vez consecutiva, o terceiro país mais seguro do mundo e primeiro da União Europeia. Ele ficou atrás apenas da Islândia e da Nova Zelândia no Global Peace Index.

Para quem vive no interior do Brasil talvez isso não faça muita diferença, mas essa segurança toda é especialmente sentida pelos brazucas que moram nas capitais dos estados. Vinda do Rio de Janeiro, ainda me espanto como aqui ninguém se preocupa por estar com o celular nas mãos ou não tem medo de pegar o ônibus noturno.

Mas qualidade de vida não é só segurança, não é mesmo?

Pois bem, precisamos falar também sobre outros fatores. Aqui, o ensino público é abrangente, de qualidade e gratuito. Portanto, o país é também uma boa pedida para quem quer ter filhos. O mesmo vale para o sistema público de saúde que, apesar de estar se adaptando à quantidade de estrangeiros chegando às grandes cidades do país, segue sendo extremamente acessível.

Não sei falar por todas as cidades do país, mas por todas as que já visitei, o sistema de transportes também era barato, fácil de usar, frequente e confortável. Aliás, a vida como um todo é muito acessível: a alimentação é barata e variada, há diversos eventos gratuitos ao longo do ano e, em Lisboa e no Porto, um passe para se deslocar pela cidade ao longo do mês inteiro custa apenas 30€!

A variedade de paisagens e atrações

Não canso de falar sobre como um país tão pequeno pode ter uma pluralidade sem fim. Quando falamos em estilos de vida, é possível viver em aldeias, bem pequenas e próximas ao campo, ou, por exemplo, em Lisboa, uma cidade com gente de todos os cantos do mundo e onde a vida pulsa.

Já nas paisagens e atrações, aqui temos praias variadas, daquelas mais desertas às cheias de infraestrutura para os banhistas, que atraem turistas de todo o mundo. Há também as cadeias de montanhas, onde os amantes dos esportes radicais, do camping e das trilhas adoram se perder.

Para o interior do país, o clima seco traz solos perfeitos para o cultivo do vinho, que se transformou em tradição para os residentes e uma opção de visita para o turismo. No centro, vilas centenárias contam a história do país nas suas casinhas e ruínas. No nordeste do território, um parque nacional gigantesco oferece banhos de rio e cachoeiras cristalinas.

Nas grandes cidades, shows, museus variados, feirinhas, exposições de arte, feiras do livro, festas populares e muito mais lotam o calendário dos locais e oferecem infinitas oportunidades de lazer.

Nesse pequeno pedacinho de terra que já dominou o mundo, há de tudo.

Por aqui, tudo em dia: seguimos apaixonados pela terrinha e por morar em Portugal.

Os perrengues da adaptação para morar em Portugal

Preciso confessar: não achei a adaptação nada difícil aqui na terrinha! Pouquíssimo tempo depois de chegada aqui, já me sentia em casa e feliz por ter tomado a decisão certa. Porém, reconheço que existem alguns entraves que podem desanimar os imigrantes que vêm morar em Portugal. Aqui estão alguns deles.

View this post on Instagram

4 COISAS ANTES DE SE MUDAR PRA 🇵🇹 Depois de algum tempo morando em Portugal e conversando com vocês aqui, comecei a reparar que os brasileiros que vêm pra cá tendem a cair sempre nos mesmos erros, que são muito fruto do desconhecimento que temos sobre Portugal e a sua cultura. Por isso, aqui vai uma lista breve (e polêmica) de coisas para se ter em mente antes de decidir se mudar. 🇵🇹Adaptação é um processo Você está chegando em um país que não conhece sua personalidade ou seu histórico profissional, por exemplo. Por isso, é normal demorar pra fazer amigos ou arranjar o emprego que você queria. Tenha calma, mudar de vida não acontece da noite pro dia. E aproveite pra celebrar cada pequena vitória! 🇵🇹Aqui não é o Brasil Tem música de lá, gente de lá, comida de lá, mas não é o Brasil. Por isso, não tente reproduzir comportamentos de lá em Portugal, como o "jeitinho brasileiro", por exemplo. Pra sua adaptação ser mais fácil, não tente procurar a sua terra do outro lado do oceano. É mais gostoso abraçar e RESPEITAR a cultura local, que é centenária e não muda só pra nós. 🇵🇹Aqui não é o paraíso Repita comigo: TODO país tem problemas e vai ter coisas que você não gosta. O lugar perfeito não existe, isso é uma ilusão. Por isso, pesquise muito antes de vir. Se puder, venha visitar pra conhecer. Gostou do que viu? Compare com a sua vida atual. Vale a pena se mudar? Então venha de peito aberto, preparado pra uma vida diferente. 🇵🇹 Aqui não é escada pra outro lugar Portugal pode não ser o paraíso, mas é MUITO gostoso de se viver, com qualidade de vida e segurança. Por isso, pense em quantas pessoas gostariam de estar aqui e não seja ingrato. Nunca fale coisas como "vou só tirar a nacionalidade, depois eu vou pra Europa de verdade". Isso é muito grosseiro com os locais. Ninguém é obrigado a ficar pra sempre em lugar algum, mas saiba reconhecer o que tem de bom aqui. #portugalparabrasileiros #moraremportugal #brasileirosemportugal #viveremportugal #vidaemportugal #nacionalidadeportuguesa #vistoparabrasileiros #brasileirosemlisboa #viveremlisboa #morarforadobrasil #moraremlisboa #cidadaniaportuguesa #imigração #imigracao #visiteportugal #brasileirosnoporto

A post shared by 》 Viagem e Turismo 《 (@carimbeopassaporte) on

As diferenças no mercado de trabalho

Quem chega aqui procurando emprego rápido na sua área pode acabar se frustrando. É sempre preciso lembrar que recomeçar a vida em outro lugar, que não sabe nada sobre o seu histórico profissional, é isso mesmo: um recomeço. Não acontece da noite para o dia, nem aqui e nem em lugar algum.

Com calma e persistência a vida se ajeita e você volta para a posição que gostaria de ocupar.

View this post on Instagram

CHEGAR EM PORTUGAL JÁ COM TRABALHO Fala sério, esse é o sonho, né? Imigrar com segurança de salário é o melhor dos cenários. E, acredite, em algumas áreas isso é bem possível! Mas antes de começar a procurar emprego em Portugal, aqui vão algumas dicas de como fazer isso. . 👩‍💻 LinkedIn 1. Atualize o seu Linkedin. É sério! 2. Use no seu título aquelas palavras que os recrutadores usam para encontrar profissionais da sua área. 3. Ative a configuração para sinalizar aos recrutadores que está em busca de emprego. 4. Ative alertas para vagas na sua área, na cidade onde gostaria de morar. . 📃 Currículo 1. Atualize o seu CV pro modelo europeu 2. Crie uma cover letter falando das suas habilidades para o cargo e seu desejo de se mudar. 3. Adapte essa cover letter para cada emprego . Para completar esse papo, o episódio de hoje do Farofa na Sardinha 🎧 é em dobro: vamos falar sobre VISTO DE TRABALHO + MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE. Corre no link da bio ou aqui nos stories para conferir mais um episódio do nosso podcast sobre viver em Portugal! . . #portugalparabrasileiros #viveremportugal #moraremportugal #vidaemportugal #podcastbrasil #imigrantesbrasileiros #imigrantesemportugal #morarfora #morarforadobrasil #morarnoexterior #imigracao #brasileirosemlisboa #brasileirosnoporto #trabalharemportugal

A post shared by 》 Viagem e Turismo 《 (@carimbeopassaporte) on

O estilo de vida

Portugal tem um dos menores salários mínimos da Europa, é verdade. Porém, o custo de vida é baixíssimo e vive-se muito bem. Agora, o país realmente não é o destino ideal para quem pretende enriquecer: por aqui, as diferenças salariais entre pessoas mais e menos qualificadas estão (muito!) longe de ser como no Brasil.

Além disso, a cultura na Europa, de maneira geral, é diferente da brasileira. É difícil encontrar pessoas que vivam em apartamentos gigantescos, famílias com múltiplos carros na garagem ou com empregados constantemente na casa. Principalmente nas grandes cidades, usa-se muito os transportes públicos, vive-se (melhor) com menos e todos cuidam das crianças e da casa.

Ou seja, vale a pena reconsiderar se o seu estilo de vida faz sentido aqui, antes de virar morar em Portugal.

View this post on Instagram

COMO É O VERÃO EM PORTUGAL? ☀️ Se tem uma coisa capaz de transformar os europeus é o verão. Quando os dias quentes chegam, o astral das cidades muda, o comportamento das pessoas também e a sensação é de estar vivendo meses de festa. Aqui vão algumas observações sobre 🇵🇹 no verão. Salva aí! 🏖️ TODO MUNDO VIAJA O pessoal se programa o ano inteiro pra tirar férias no verão. Seja nas praias paradisíacas de Portugal ou em outros países, os locais aproveitam o mar e o sol enquanto eles ainda estiverem por perto. 🎵 EVENTOS AO AR LIVRE Uma das coisas que eu mais amo é a temporada dos eventos. São festivais enormes com atrações internacionais, pequenos festivais itinerantes, cinema a céu aberto, feiras, exposições… E o melhor: muita coisa grátis! Parece que tudo que tem ao longo do ano se multiplica! Chega a dar uma dúvida se a gente viaja ou fica pra aproveitar o que vai rolar. 🐚 TODO MUNDO VAI PRA PRAIA Todo mundo que está na cidade vai pra praia. Aqui em Lisboa, posso dizer que Cascais, Setúbal, Sesimbra e a Costa da Caparica BOMBAM nessa época. Em Peniche não foi diferente e no Algarve nem preciso dizer, né? Os tugas são mesmo apaixonados por sol e água salgada! 🚴‍♀️ OS PASSEIOS Eu amo e seguirei amando a relação dos portugueses (e dos turistas europeus) com a cidade no verão. Eles andam de bike, se jogam no parque, leem livro no Jardim Botânico, fazem yoga à beira do rio, enfim, usam o espaço público ao máximo! 🍷 O PÔR DO SOL O pôr do sol é figurinha repetida no dia a dia tuga durante o verão. No restaurante, eles procuram as mesas no terraço. Nos parques, a sacolinha com vinho gelado e petiscos sempre está ao lado. E na praia, ficam até o último segundo, vendo o sol entrar no mar. E você, passou ou pretende passar um verão em Portugal? #moraremportugal #brasileirosemportugal #viveremportugal #vidaemportugal #nacionalidadeportuguesa #vistoparabrasileiros #brasileirosemlisboa #viveremlisboa #morarforadobrasil #moraremlisboa #cidadaniaportuguesa #imigração #imigracao #visiteportugal #brasileirosnoporto #veraoemportugal #portugalsemigual #portugalsemfiltros #portugalsemefeitos #veraoeuropeu #verãoeuropeu #veraonaeuropa

A post shared by 》 Viagem e Turismo 《 (@carimbeopassaporte) on

A burocracia

Pensa na sua vida no Brasil: você tem o cadastro no SUS, o CPF, o RG, a carteira de motorista, a conta no banco, o cadastro no INSS, entre várias outras inscrições em órgãos variados. Aqui é exatamente igual, com a diferença que você ainda não está inscrito em nada!

See Also
O que você precisa saber quando viajar para a Polônia

Portanto, acostume-se com o fato que será preciso começar do zero. Mas passa rápido, eu juro!

View this post on Instagram

VOCÊ TÁ PRONTO PRA VIVER OUTRA CULTURA? Quando você muda de país, tudo muda junto. Você não conhece mais as ruas por onde transita, não sabe como as coisas são feitas no país do seu destino e nem tem uma rede de amigos para perguntar como agir. . Isso nem sempre é o fim do mundo! Tem gente que lida com isso super bem e é extremamente adaptável. Mas também tem gente que sente mais, sofre até se acostumar com a vida nova. . Sabe o que pode tornar TUDO mais fácil? Quando você é bem recebido no país para o qual se mudou, fazendo com que você se sinta em casa. Quando isso acontece, fica muito mais fácil de passar por cima de qualquer burocracia e aguentar a fase de adaptação. . POR ISSO, essa semana o FAROFA NA SARDINHA 🎙️ (o podcast que descobre Portugal pelos olhos dos imigrantes brasileiros) discute como são as relações entre brasileiros e portugueses. Quão abertos a nos receber eles estão? Clica no link da bio e vem descobrir no nosso Episódio 2! 🎧 . . #moraremportugal #viveremportugal #portugalparabrasileiros #brasileirosemportugal🇧🇷🇵🇹 #brasileirosemportugal #vidaemportugal #visiteportugal #turismodeportugal #podcastbrasil #morarnaeuropa #vivernaeuropa #vidadeimigrante #imigrante #imigrantesbrasileiros #imigrantes #imigrantesemportugal #morarfora #morarforadobrasil #morarnoexterior

A post shared by 》 Viagem e Turismo 《 (@carimbeopassaporte) on

Para saber mais sobre Portugal: para turistas e futuros residentes

Se você também está pensando em fazer essa migração para terras lusitanas, vem comigo que eu te ajudo com alguns truques para morar em Portugal sem stress!

Carimbe o Passaporte

Meu filhote querido é o Instagram @carimbeopassaporte, onde eu falo sobre viagens e dou altas dicas sobre Portugal, seja para quem pretende visitar ou para quem quer mesmo morar aqui. Tem conteúdo por lá diariamente, vale conferir.

A lista de utilidades para imigrantes

No Carimbe o Passaporte, eu também já postei uma lista de utilidades, que criei justamente para ajudar quem está chegando por aqui a lidar com as burocracias.

Nela, você encontra o endereço, telefone, links úteis e instruções para os principais órgãos que ajudam os brasileiros a tirarem seu NIF, abrir conta no banco, trocar a carteira de motorista para a portuguesa, se cadastrar nos hospitais, na Segurança Social e mais.

Se for do seu interesse, você pode baixar a lista aqui.

View this post on Instagram

CHEGUEI EM PORTUGAL: E AGORA? O início da vida em outro país é uma maratona de burocracias: são muitos os documentos e procedimentos que você precisa fazer, até pra quem tem nacionalidade portuguesa! Vem ver alguns deles! 📝 Tirar o NIF Esse número é o CPF português e você precisa dele pra TUDO, tipo alugar uma casa ou abrir conta no banco. 🏢 Alugar uma casa O contrato de aluguel é útil pra abrir sua conta no banco e comprovar alojamento na entrevista no SEF. 🚗 Trocar a carteira de motorista É preciso substituir a sua CNH brazuca, que tem contado por aqui, pela portuguesa. 💶 Abrir os recibos verdes Vai trabalhar como autônomo? Então, você precisa abrir atividade como recibos verdes (tipo um MEI) pra poder emitir nota. 🚇 Fazer seu passe de transporte Acredite, você vai usar ele muuito por aqui! 🏥 Se cadastrar no SNS É preciso tirar seu número de utente pra poder usar o sistema público de saúde. Pra isso, é preciso passar na sua junta de freguesia. Essa lista de afazeres chata pode parecer interminável e assustar quem está por vir. Então, deixa que eu te ajudo! Eu deixei no link da bio aqui do perfil uma 𝙇𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙙𝙚 𝙪𝙩𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚𝙨 𝙥𝙧𝙖 𝙢𝙤𝙧𝙖𝙧 𝙚𝙢 𝙋𝙤𝙧𝙩𝙪𝙜𝙖𝙡. Lá, você encontra os órgãos públicos, em Lisboa e do Porto, que o imigrante precisa ter contato nesse começo. Tá tudo organizadinho: contatos, endereço, como agendar seus serviços e pra que cada órgão serve! A lista está tem o valor de 2€. Mas, as 15 primeiras pessoas que baixarem o documento vão pagar só 1€. Então, aproveita! 📄 POR QUÊ? Essa é uma lista que facilita a sua vida e poupa tempo (à beça!) de pesquisa. Eu gastei esse tempo pra reunir as informações que você precisa! Por isso, essa é uma maneira de incentivar o Carimbe o Passaporte a continuar trazendo mais conteúdos úteis pra cá. Dúvidas sobre os documentos que precisa tirar ou a burocracia da chegada a uma vida nova? Deixa aqui nos comentários e vamos conversar! 👇 #portugalparabrasileiros #moraremportugal #brasileirosemportugal #viveremportugal #vidaemportugal #nacionalidadeportuguesa #vistoparabrasileiros #brasileirosemlisboa #viveremlisboa #morarforadobrasil #moraremlisboa #cidadaniaportuguesa

A post shared by 》 Viagem e Turismo 《 (@carimbeopassaporte) on

O Farofa na Sardinha

O Farofa é uma criação minha, da Gabriela Ornellas (que pode ser encontrada em @dolemeaodouro) e do Eduardo Chavans (@adv.jeduardorosach), advogado brasileiro que vive em Portugal e é especialista em imigração. Eu vivo em Lisboa, eles no Porto e nos episódios deste podcast falamos sobre morar em Portugal pelo olhar de um imigrante.

Por lá, você encontra dicas de vistos, informações para a sua adaptação e qualquer tema que possa facilitar a vida de quem chega. Toda semana tem conteúdo novo!

No mais, estou sempre aberta a conversar sobre Portugal, sobre imigrar e sobre qualquer outra coisa. Mandem mensagens e vejo vocês por aí!

Yasmin Narcizo

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assessoria de Viagem para Brasileiros

Copyright © 2020 | All rights reserved

Scroll To Top